GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pequena Biografia do Presidente

TRE promove empresa e irrita juízes

Magistrados se rebelaram contra orientação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo para distribuir a 290 prefeitos paulistas exemplares de uma cartilha e cópias de DVDs sobre programa de coleta seletiva de lixo produzidos pela empresa Jetro Ambiental.


A recomendação foi passada aos juízes eleitorais nos dias 4 e 10 de agosto, durante palestras que a corte promoveu, oficialmente para tratar de uma tema inerente à toga - doações irregulares em campanhas eleitorais.

O TRE reuniu 151 magistrados. Mas o evento compreendeu também conferência sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a que todos os municípios do País terão de se adequar a partir de agosto de 2012. O pronunciamento ficou a cargo do consultor Jetro Menezes, dono da empresa.

Segundo o tribunal, o objetivo dessa etapa do encontro foi o treinamento da classe dos juízes para a conscientização dos administradores municipais sobre a implantação da coleta seletiva e para dar estímulo à formação de cooperativas e de convênios com empresas locais e ONGs.

A iniciativa 'segue projeto estratégico do TRE-SP sobre a gestão de resíduos gerados nos municípios, visando estender a responsabilidade da Justiça eleitoral também ao meio ambiente'.

O TRE alega necessidade de qualificação dos juízes 'a fim de contribuírem para a implantação do serviço naquelas cidades'. O desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do tribunal, afirma que nunca houve orientação para prefeitos contratarem a Jetro.

Os magistrados atuam em comarcas que abrangem as administrações que ainda não fazem coleta seletiva - 290 municípios paulistas. O tribunal planeja estender a responsabilidade da Justiça Eleitoral também ao meio ambiente.

As manifestações sobre doações irregulares foram proferidas pelos juízes Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia e Jeferson Moreira de Carvalho, 'tendo em vista as eleições municipais de 2012'. O evento foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP), com apoio da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).

Contrato. O empresário e consultor Jetro Menezes, dono da Jetro Ambiental, acumula a função de diretor de meio ambiente na prefeitura de Franco da Rocha (Grande São Paulo). Ele fechou contrato de R$ 14,4 milhões com o TRE. Criada em 2007, a Jetro assumiu compromisso de implantar nas instalações da Justiça eleitoral o programa de coleta e capacitar os magistrados.

Durante o ciclo de preleções, a cúpula do TRE orientou os juízes a levarem a cartilha e o DVD aos prefeitos das regiões sob sua jurisdição que ainda não adotaram o programa de coleta seletiva. Juízes demonstraram desconforto com a missão. 'Não é uma imposição, é apenas uma orientação', esclareceu o presidente do TRE.

O manual tem 13 páginas, com ilustrações e as seis fases do programa de coleta seletiva. Uma página é dedicada ao perfil profissional do empresário. Na contracapa vem o nome da Jetro Ambiental, com telefone e endereço eletrônico da empresa.

Alguns magistrados se dispuseram a entregar o material, e o fizeram, direta ou indiretamente. Outros se recusam peremptoriamente a tal conduta. O movimento ganha força. 'Entrego meu cargo, mas não entrego cartilha', protestou um juiz. 'Não vou fazer papel de garoto propaganda de empresa, não é minha função', queixou-se outro.

Risco. O argumento central da ala que não aceita se reunir com os prefeitos é que essa relação pode trazer implicações em um futuro próximo. Por exemplo, se a Jetro for contratada por alguma administração e o Ministério Público impugnar o negócio, a participação do juiz poderá ser apontada.

Além disso, o próprio juiz poderá ter que decidir sobre eventual ação da promotoria - os juízes eleitorais são também juízes estaduais, ou seja, sob sua responsabilidade estão as demandas de natureza cível e criminal.

Controvérsia JETRO MENEZES, CONSULTOR E DONO DA JETRO AMBIENTAL 'O tribunal entendeu que seria importante que os municípios tivessem esse estímulo. A cartilha e o DVD são para ajudar, um subsídio às prefeituras. Ficou muito claro, pelo presidente do TRE, que não é uma imposição, mas apenas uma orientação. Desenvolvemos o material com esse objetivo. O tribunal entendeu que seria importante. Foi com esse objetivo que o tribunal teve essa ideia.'

'Em 2 de agosto de 2012, todas as prefeituras terão que montar e apresentar ao Estado ou ao governo federal a coleta seletiva. É um item importante dentro do planejamento da gestão do lixo nas cidades.'

WALTER GUILHERME, DESEMBARGADOR E PRESIDENTE DO TRE' O tribunal adquiriu cartilhas e DVDs com as várias etapas da implantação da coleta. Aí convoquei os juízes porque esse aspecto da coleta é muito ligado à cidadania. O tribunal deve ser difusor dos direitos e deveres do cidadão. A Justiça mais próxima da população é a eleitoral.' JOSÉ HENRIQUE RODRIGUES TORRES, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA' Qual foi a motivação disso? É um enigma. O que tem a ver a capacitação do juiz eleitoral com a questão ambiental? E não me parece razoável uma empresa colocar o juiz para fazer propaganda sua.'

Cresce número de países com mulheres no 1º escalão

O número de países com mais de 20% dos cargos ministeriais ocupados por mulheres saltou de 13 para 63 entre 1998 e 2008, aponta o Relatório de Desenvolvimento Mundial 2012: Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, do Banco Mundial (Bird). De uma forma geral, a proporção de mulheres ocupando esses postos é de 17% no mundo inteiro, 8% a mais que em 1998, um crescimento considerado lento pela instituição.
O documento, divulgado ontem, destaca maior participação feminina na política, principalmente em quatro regiões do globo: Europa Ocidental, sul da África, América Latina e Caribe. Em 2008, Chile, Finlândia, França, Granada, Noruega, África do Sul, Espanha, Suécia e Suíça tinham mais de 40% de ministérios ocupados por mulheres.
'Embora homens e mulheres sejam igualmente aptos para exercer sua voz política pelo voto, homens são frequentemente percebidos como superiores em exercer poder político', atesta o relatório. 'As pessoas continuam vendo os homens como líderes políticos e econômicos melhores que as mulheres.' Atualmente, o governo Dilma Rousseff conta com 10 ministras, do total de 38 postos (26,3%).
Dos Brics, o Brasil é o país que apresenta menos preconceito quanto a essa questão: 32% dos brasileiros veem os homens como líderes políticos superiores a mulheres - contra 63% da Índia, 62% da Rússia e 51% da África do Sul . No Chile, que já foi presidido por uma mulher - Michelle Bachelet (2006-2010) -, o índice ficou em 49%.
Poucos países têm restrições legais à ocupação de cargos públicos por mulheres, mas, mesmo assim, a presença feminina em postos no Parlamento é 'muito pequena'. De acordo com o Banco Mundial, em 1995 as mulheres representavam 10% dos parlamentares, fatia que subiu para 17% em 2009.
O relatório do Banco Mundial discute a situação feminina em outras áreas, como mercado de trabalho, educação, saúde e violência doméstica. No Brasil, assim como em outros países, como Índia e Tailândia, observa-se um aumento na ocupação de empregos de 'requisitos intelectuais' por homens e especialmente mulheres.
De acordo com o relatório, os avanços na saúde e na educação das mulheres trazem resultado para os seus filhos em países variados, como Brasil, Nepal e Senegal.

Rock In Rio terá banco de dados médicos na internet

Um serviço para cadastrar dados médicos do público, funcionários e artistas do Rock In Rio está disponível na internet para ajudar nas ocorrências durante o festival, que começa na próxima sexta-feira, dia 23, no Rio de Janeiro.
No www.checkinsaude.com.br um formulário poderá ser preenchido com dados como tipo sanguíneo, alergias e contatos em caso de emergência, que poderão ser acessados nos postos de atendimento médico espalhados pela Cidade do Rock, assim como no mini hospital montado para o evento.
De acordo com a rede contratada para o serviço médico durante o Rock In Rio, 1500 profissionais e 15 ambulâncias farão parte da estrutura para atendimento de emergências durante os sete dias do festival.
O Rock In Rio acontece no Rio de Janeiro nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro e terá mais de 160 atrações musicais, entre elas Elton John, Red Hot Chili Peppers, Guns N'' Roses, Metallica, Katy Perry e Stevie Wonder. (Juliane Freitas)

Strauss-Kahn admite 'erro moral' na televisão francesa

PARIS (Reuters) - Dominique Strauss-Kahn pediu desculpas aos franceses no domingo por um encontro sexual com uma camareira de hotel, descrito por ele como um 'erro moral' pelo qual iria se arrepender por toda a sua vida, e prometeu ficar de fora da campanha eleitoral do Partido Socialista em 2012.
Em sua primeira entrevista desde que um caso de agressão sexual em Nova York encerrou sua carreira no FMI e destruiu suas chances de concorrer à presidência da França, Strauss-Kahn disse que estava zangado consigo mesmo pelo que chamou de relação consensual mas insensata. Ele admitiu que decepcionou seu país e magoou sua família.
'Foi um erro moral, e não estou orgulhoso dele,' disse Strauss-Kahn em uma entrevista no domingo no noticiário noturno da TF1, visto por milhões de pessoas. 'Lamento profundamente e acho que ainda não terminei de lamentar.'
O ex-chefe do Fundo Monetário Internacional, antes visto como melhor chance da esquerda de subir ao governo em 2012, retornou à França na semana passada depois que o promotor de Nova York retirou as acusações de tentativa de estupro, relacionadas com seu encontro de nove minutos com uma camareira do hotel Sofitel.
Trajando um terno escuro e uma sóbria gravata azul-marinho, com uma camisa bem abotoada e cabelo bem penteado, sua aparência no domingo estava bem distante do seu aspecto como prisioneiro, aparecendo diante das câmeras algemado, desgrenhado e com a barba por fazer, depois de sua prisão em meados de maio.
Com a boca seca, nervoso e claramente desconfortável, ele entrou para o grupo de homens poderosos, como o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e o ex-deputado Anthony Weiner, que pediram desculpas publicamente por suas escapulidas sexuais.
Ele disse à entrevistadora da TF1, Claire Chazal, amiga de sua mulher, Anne Sinclair, que era um homem mudado.
'Eu paguei caro por isso. Eu ainda estou pagando por isso. Eu vi a dor que eu causei à minha volta e eu tenho refletido profundamente,' Strauss-Kahn disse à Chazal, que ficou pouco à vontade e manteve seus braços firmemente cruzados durante toda a entrevista.
As acusações de tentativa de estupro foram retiradas no final de agosto, depois que surgiram dúvidas sobre a credibilidade da empregada do hotel. Os advogados de Strauss-Kahn disseram desde o início que o encontro breve em sua suíte de luxo havia sido sexual, mas consensual e não-violento.
Conhecido na França por suas iniciais DSK, ele disse à TF1 que precisava de mais tempo para refletir antes de decidir o que fazer com sua carreira.
'Eu queria ser candidato (na eleição). Eu pensei que eu poderia ser útil. Tudo isso acabou,' disse ele. 'Eu acho que não cabe a mim me envolver nas primárias (socialistas).'

Torcida perde a paciência e grita pela saída de Tite, que exige respeito Com a derrota no clássico, o clube do Parque São Jorge deixou de ser líder da competição pela primeira vez após 17 rodadas

Torcida perde a paciência e grita pela saída de Tite, que exige respeito
Tite gesticula durante a derrota para o Santos no Pacaembu

A paciência da torcida do Corinthians com o treinador Tite acabou. Pelo menos foi isso que ficou claro neste domingo, durante a derrota por 3 a 1 para o Santos, no Pacaembu. Com o resultado, o clube do Parque São Jorge deixou de ser líder da competição pela primeira vez após 17 rodadas.

Nas arquibancadas, os torcedores puxaram um coro quando o placar ainda apontava 2 a 1 para o adversários. "Tite c... , fora do Timão" era o grito de protesto para o treinador do clube.

Um grupo de pessoas ainda tentou invadir o vestiário do Corinthians depois da partida e exigiu uma reunião com o treinador. Tite se negou a fazer qualquer reunião e pediu respeito. "Digo que respeito o torcedor. Respeitem também a minha conduta. Não falo com ninguém." O gerente de futebol corintiano, Edu Gaspar, acabou conversando com os torcedores.

Esta foi a primeira grande manifestação contrária ao treinador. Até este domingo, apesar da série de tropeços, o Corinthians conseguia se manter na ponta graças a resultados ruins dos adversários.

Antes disso, porém, torcedores organizados já haviam reclamado de noitadas de alguns jogadores, como o atacante Jorge Henrique. Um grupo de pessoas ainda entrou no gramado do Centro de Treinamento do clube antes da partida contra Flamengo, dia 8 de setembro.

Após três semanas internado, técnico Ricardo Gomes recebe alta na manhã deste domingo, após três semanas internado...

Após três semanas internado, técnico Ricardo Gomes recebe alta
"Técnico deve continuar o tratamento fisioterápico e de fonoaudiologia em casa"

O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, recebeu alta na manhã deste domingo, após três semanas internado no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro.
Gomes sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) durante um jogo entre o Vasco e Flamengo em 28 de agosto. Um boletim médico divulgado na tarde de sábado previa que o técnico deixasse o hospital apenas na próxima terça-feira.
O comunicado relata que Ricardo Gomes estava lúcido, se alimentando e respirando normalmente e 'com ótimo nível de raciocínio'.
Ricardo Gomes deve continuar o tratamento fisioterápico e de fonoaudiologia em casa, ainda segundo a nota. Uma coletiva de imprensa acontece no final da manhã deste domingo no Hospital Pasteur para mais informações sobre a antecipação da alta do técnico e seu estado de saúde. ?

Luxemburgo coloca culpa por jejum em juízes e critica omissão da diretoria 'Não sou eu quem tem que vir aqui falar sobre arbitragem, é dirigente. Não posso ficar aqui dando minha cara pra bater. O Flamengo tem que se posicionar quanto a isso', disse o treinador após empate com o Botafogo

Luxemburgo coloca culpa por jejum em juízes e critica omissão da diretoria

Com o empate em 1 a 1 com o Botafogo neste domingo, o Flamengo chegou ao nono jogo sem vitória. Apesar da má fase da equipe e do baixo nível das apresentações do time, o técnico rubro-negro, Vanderlei Luxemburgo, poupa o time e elege os árbitros como culpados pela atual situação do time da Gávea, que chegou a liderar a competição, mas atualmente está na sexta colocação.

"Ele deu cartão para o Airton e falou que foi por repetição de faltas. Mas por que ele não advertiu os jogadores do Botafogo que pararam nossos contra-ataques? Por que ele apitou nosso jogo se ele já teve problemas conosco? Acho esse juiz muito fraco e considero que não tem condições de conduzir um jogo", reclamou. O juiz da partida foi Péricles Bassols Cortez.

As críticas do treinador recaíram até sobre a diretoria, que, segundo Luxembrugo, tem sido omissa ao defender os interesses do Flamengo nos bastidores. "Não sou eu quem tem que vir aqui falar sobre arbitragem, é dirigente. Não posso ficar aqui dando minha cara pra bater. O Flamengo tem que se posicionar quanto a isso. Nós tivemos um pênalti a nosso favor no campeonato até agora. Será que nenhum dos nossos jogadores não sofreu pênalti? Tem que ser pênalti de quebrar perna?"
Quanto ao clássico, o treinador avaliou que a equipe jogou bem e considerou o resultado normal. "O time jogou bola hoje. Jogou criando muitas situações. O gol deles aconteceu em uma jogada que poderia acontecer por causa das viturdes do Loco Abreu. Foi um jogo equilibrado, porque as duas equipes tinham a chances de ganhar o jogo. Em alguns momentos, o Botafogo dominou e em outros nós dominamos. Os resultados contra equipes para quem não poderíamos perder pontos é o que está fazendo a diferença."

Com 37 pontos, o Flamengo está na sexta posição. A equipe volta a campo pelo Campeonato Brasileiro pela 25ª rodada, nesta quarta-feira, fora de casa, contra o Atlético-MG.

Neymar fecha com Real Madrid

Depois de negociar com o Barcelona, o atacante Neymar, do Santos, fechou com o Real Madrid. A negociação...

Neymar fecha com Real Madrid
"Neymar já fez exames com médico do Real Madrid"

SÃO PAULO - Depois de negociar com o Barcelona, o atacante Neymar, do Santos, fechou com o Real Madrid. A negociação foi concluída na sexta-feira, 16. O jogador começa no time espanhol no dia 1º de janeiro de 2013. Os valores da transação não foram divulgados, mas especula-se que o negócio foi maior do que o negociado pelo Barça, que era 60 milhões de euros (R$ 138 milhões)
Neymar, que neste domingo entra em campo com a equipe santista para enfrentar o Corinthians no clássico válido pelo Campeonato Brasileiro, fez exames na sexta-feira sob acompanhamento do médico do Real Madrid, conforme noticiou com exclusividade o 'Estadão'.
O jogador do Santos vinha sendo pretendido pelo Barcelona, que inclusive teria acertado com o clube brasileiro valores e data para apresentação, em janeiro de 2013.

COMUNICADO A POPULAÇÃO DE CARAGUATATUBA


CRIADA A FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA 
EM CARAGUATATUBA

Em 25 de agosto de 2011, foi criada a FRENTE SUPRA PARTIDÁRIA com o objetivo de dar uma NOVA OPÇÃO aos munícipes de Caraguatatuba.

A
FRENTE SUPRAPARTIDARIA é composta pelos seguintes partidos: PHS, PT, PR, PRB, PT do B, PC do B, PSL e o Sr. Álvaro Alencar Trindade, aguardando definição partidária.
 
Caraguatatuba atualmente está carente na área da saúde, o transporte público está decadente, é necessário mais investimentos na educação, priorizar a segurança, melhorar a oferta de empregos na cidade, capacitando o cidadão local entre outros aspectos sociais que necessitam ser adequados.
 
A FRENTE SUPRAPARTIDARIA tem por meta fortalecer uma nova geração de políticos para a cidade, que realmente se preocupem com o bem estar de todos os moradores de Caraguá, focando principalmente o social.
 
Antes das convenções partidárias será escolhido apenas 01 nome para representar o grupo ao Executivo e esse nome terá o apoio de todos os representantes da FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA.
 
Conheça os Pré-Candidatos da FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA:
 
Segue em ordem alfabética:
 
Álvaro Alencar Trindade
Chiquinho Conceição - PT do B
Edu Gama - PHS
Guilherme Araújo - PRB
Omar Kazon - PR
Rodolfo um dos pré-candidatos pelo - PT
 
E desde já deixamos o convite a todos que queiram apoiar ou contribuir com o fortalecimento dessa FRENTE SUPRAPRARTDÁRIA

O PMN participou da reunião, apoia a
FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA, mas aguarda confirmação de seus membros da executiva e filiados.

Agora chegou a hora de convida-lo, você morador de Caraguatatuba e que quer uma cidade melhor para a reunião de Lançamento da FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA. 

Guilherme Araújo se encontra com o presidente do PSDC e membros da executiva municipal de Caraguatatuba

O consultor de negócios e políticas Guilherme Araújo passou parte da tarde de ontem com o presidente do PSDC e membro da executiva municipal de Caraguatatuba.

O encontro foi cercado de muitas expectativas e ansiedade por parte de todos os presentes isso porque foi neste encontro que o consultor de negócios e políticas Guilherme Araújo teve a oportunidade de conhecer o presidente do diretório municipal do PSDC de Caraguatatuba Sr. Luis A. Jara A. Junior, Sr Fabio Ferreira e a secretaria do PSDC.

A reunião serviu para mostrar que política de qualidade se faz com democracia, elegância e propostas e foi isso que foi apresentado alem das idéias apresentadas e propostas. Aproveitando oportunidade Guilherme Araújo convidou o PSDC para vir compor com a Frente Suprapartidária, mas foi muito objetivo e claro em falar que ele não fala pela Frente Suprapartidária, mas o convite ele pode fazer, e que qualquer negociação é avaliada através dos membros da Frente Suprapartidária e somente depois é definido que caminho seguir.

Quando você foi indicado por alguém

Por: Guilherme Araújo

Que sorte a sua! Você foi indicado por alguém a uma vaga que deseja. Pode ter sido uma pessoa do alto escalão da empresa ou alguém do mesmo nível profissional que o seu, um colega com a mesma formação profissional. Você deverá proceder com delicadeza nos dois casos.
Se foi algum superior da empresa que mencionou você ao RH, tome todo o cuidado para não parecer arrogante ou alguém que está em melhor posição de negociação. Atualmente, os RHs são extremamente respeitados quando avaliam que um determinado profissional não é adequado à vaga, mesmo que seja sobrinho do diretor!
Mencione a pessoa que o indicou, mostre que se sentiu motivado e acredita ter as qualificações necessárias à vaga, por isso mesmo gostaria muito de ter a oportunidade de passar por um processo seletivo. Pronto, você citou seu “padrinho”, respeitou a autonomia do RH e apesar da sua vantagem de network, acredita tanto no seu potencial que pretende passar pelo processo padrão como qualquer outro mortal.
Já se foi indicado por algum funcionário da empresa que ocupa uma posição similar a que você pleiteia, faça referência à proximidade de vocês, que pode ter sido uma faculdade, pós graduação ou terem trabalhado juntos em um emprego anterior.
Da mesma forma que no exemplo acima, mostre sua qualificações, seu conhecimento sobre a atuação da empresa, não só nos negócios, como do ponto de vista social e de gestão de pessoas.
Boa sorte!

Evite os 10 erros mais frequentes nos currículos


Evite os 10 erros mais frequentes nos currículos

Prestar atenção nos detalhes é indispensável, especialmente para quem nunca escreveu um currículo antes.

Por: Guilherme Araújo

Cometer erros no seu currículo é mais fácil do que parece. No entanto, é extremamente difícil reparar os danos uma vez que o currículo já foi enviado. Então, prestar atenção nos detalhes é indispensável, especialmente para quem nunca escreveu um currículo antes. Abaixo estão os problemas mais comuns e como evitá-los.
  1. Erros Tipográficos e Gramaticais

    Seu currículo tem que estar gramaticalmente bem escrito. Se houver erros, os empregadores não vão conseguir entender o que está escrito e vão tirar conclusões como: “Esse candidato não sabe escrever bem”, ou “esse profissional parece não ter interesse no cargo”.
  2. Falta de Informação Específica

    Os empregadores precisam saber o que candidato já fez e conseguiu profissionalmente. Por exemplo:

    • Trabalhei com os funcionários num restaurante.

    • Recrutei, contratei, formei e supervisei mais de 20 funcionários em um restaurante que contava com vendas anuais de $2 milhões.

    As duas frases acima poderiam descrever o mesmo candidato, mas é lógico que os detalhes e dados específicos da segunda frase chamam mais a atenção do empregador.
  3. Um Currículo para Todos os Tipos de Empregos

    Ao fazer um currículo geral para qualquer tipo de emprego, há uma grande chance do seu currículo ir parar no lixo. As empresas querem que o candidato escreva um currículo específico para a vaga desejada. Os empregadores querem saber como e porque o candidato se encaixa numa determinada posição.
  4. Priorizar as suas Responsabilidades ao invés das suas Realizações Profissionais

    É fácil começar a listar as responsabilidades profissionais no seu currículo, como:

    • Freqüentei reuniões em grupo e anotei as atas.

    • Trabalhei com crianças numa creche.

    • Atualizei os arquivos do departamento.

    No entanto, as empresas não se importam tanto com as suas responsabilidades, mas sim com as suas conquistas profissionais. Então, é melhor incluir afirmações como essas:

    • Utilizei o laptop para anotar as atas das reuniões semanais e as compilei em um arquivo Word para servir como referência no futuro.

    • Desenvolvi três atividades diárias para as crianças em idade pré-escolar e preparei as crianças para um espetáculo de Natal de 10 minutos.

    • Reorganizei arquivos acumulados por um período de 10 anos, facilitando o acesso para os funcionários do departamento.
  5. Escrever Muito ou Pouco

    Apesar do que você pode ter ouvido ou lido, não existem regras fixas para a extensão do currículo. Por quê? Porque os indivíduos têm preferências e expectativas diversas no que se refere a currículo.

    Não quer dizer que você vai enviar currículos de cinco páginas. De maneira geral, seu currículo deve ter no máximo duas páginas. No entanto, não use duas páginas somente para deixar o seu currículo mais longo. Também, não elimine informações do currículo para enquadrá-lo em somente uma página.
  6. Um Mau Objetivo Profissional

    As empresas prestam atenção aos objetivos profissionais, mas às vezes se deparam com frases vagas como: “procuro um desafio que ofereça crescimento profissional”. Diga algo específico, e mais importante, algo que enfoque as necessidades de ambas as partes. Por exemplo: “Um cargo de analista de marketing no qual eu melhore minha qualificação e experiência para angariar fundos para organizações sem fins lucrativos”.
  7. Falta de Verbos de Ação

    Evite usar frases como “responsável por...”. Ao invés disso, use verbos de ação: “Solucionei problemas para 4000 estudantes e funcionários como parte do centro de suporte técnico de TI”.
  8. Deixar de Incluir Informação Importante

    Você pode pensar em excluir do seu CV alguns empregos que você teve para pagar sua faculdade, por exemplo. No entanto, as qualificações aprendidas nestes empregos (ética de trabalho, pontualidade) podem ser mais importante do que você pensa.
  9. Currículo Mal Formatado

    Se o seu currículo ocupa toda a página e tem cinco fontes distintas, você pode criar uma dor de cabeça para o empregador. Mostre seu currículo para várias pessoas antes enviá-lo. O que elas acham da formatação? Se estiver visualmente poluído, é melhor revisar.
  10. Dados de Contato Errados

    Antes eu trabalhei com um aluno que tinha um currículo muito bom, mas ninguém entrava em contato. Então, um dia eu perguntei brincando se o número de telefone dele estava correto. E por coincidência, estava errado. Depois de corrigir o número, ele começou a receber os telefonemas esperados. Qual é a moral da história? Confira duas vezes até os pequenos detalhes – antes tarde do que nunca.

Seis respostas que você precisa dar em uma entrevista para ser contratado


Seis respostas que você precisa dar em uma entrevista para ser contratado

Por: Guilherme Araújo
 
Durante uma entrevista de emprego típica, você precisará responder a várias perguntas. Mas você realmente entende o que o entrevistador precisa saber?

 "A maioria dos estudantes não sabe por que o entrevistador faz uma determinada pergunta", diz Brad Karsh, profissional responsável por recrutamento que trabalhou na importante agência de publicidade Leo Burnett e é o atual presidente da empresa de consultoria de carreira Job Bound. "Eles normalmente pensam que é uma competição para lograr o entrevistador."
 
Na realidade, os empregadores não têm tempo nem inclinação para brincar com você, especialmente durante o processo seletivo. O entrevistador não está tentando “passar a perna” em você; ele está tentando avaliar suas respostas a seis perguntas importantes:
 
Você tem as habilidades necessárias para realizar o trabalho?
 De acordo com Karsh, o empregador primeiro deve determinar se você tem as habilidades necessárias para o cargo, por exemplo, o conhecimento de programação para administrar um banco de dados ou a habilidade com a escrita para trabalhar em um jornal como repórter. "Fazendo perguntas especulativas sobre o que o candidato já fez, o entrevistador saberá se ele possui as habilidades necessárias."
 
Mas o entrevistador também está procurando habilidades interpessoais que serão necessárias para você ser bem-sucedido no trabalho e na organização, como a capacidade de trabalhar bem em equipes ou "o requisito comum de descobrir coisas passando por um treinamento básico", diz Terese Corey Blanck, diretor de desenvolvimento de estudantes da empresa interna Student Experience e parceiro da College to Career, uma empresa de consultoria.
 
Você se enquadra?
 "A primeira preocupação de toda organização é a possível adequação a um determinado departamento", diz Corey Blanck. Isso significa que o entrevistador está tentando constatar não só se você é adequado para as atividades da empresa e do departamento, mas também se você complementará os talentos de seus possíveis colegas de trabalho.
 
Você entende a empresa e sua finalidade?
Se a organização satisfizer suas aspirações de carreira, naturalmente você terá motivação para realizar um bom trabalho lá - e permanecer mais de um ou dois meses, explica Corey Blanck. "Eu não quero que alguém assuma o cargo porque é um trabalho compatível com suas habilidades. Quero alguém que se entusiasme com nossa missão e com o que fazemos."
 
Como você se destaca dos outros?
 Você está sendo avaliado com relação a outros candidatos para o emprego. Em outras palavras, essa avaliação é feita em uma curva. Desse modo, o entrevistador comparará constantemente seu desempenho com o dos outros candidatos.

 Você pensa de acordo com a empresa e o trabalho que realizará?
 "Sempre procuro alguém que tenha uma atitude prática", explica Corey Blanck. "Quero alguém que goste de desafios e tenha motivação para se sair bem.”
Corey Blanck comenta que o empregador não pode treinar alguém para agir assim. "Mas você pode contratar alguém assim. Se não fizer isso, acabará contratando um funcionário com desempenho insatisfatório."
 
Você quer o emprego?
 A maioria dos empregadores sabe melhor do que ninguém que todos os entrevistados realmente querem assumir o cargo oferecido. Eles reconhecem que alguns candidatos estão explorando suas opções, enquanto outros fazem a entrevista em uma empresa com a qual não se identificam para desenvolver suas habilidades em entrevistas.

 Você precisa provar que realmente quer o trabalho, diz Al Pollard, recrutador de universitários sênior da Countrywide Financial. "Uso a analogia do cavador de fosso: muitos podem cavar fossos, mas poucos estão dispostos - e só alguns querem fazer isso."

100 Possíveis perguntas em entrevistas

100 Possíveis perguntas em entrevistas 
 
Por Guilherme Araújo - Consultor de negócios e politicas
 
As diferentes perguntas correspondem ao inúmero perfil dos entrevistadores. Então, sempre é bom estar preparado. Nós fizemos uma lista das 100 possíveis perguntas em entrevistas. Você terá que responder todas? Esperamos que nenhum entrevistador seja tão cruel. Mas terá que responder algumas? Provavelmente. Você estará preparado mesmo se não te perguntarem exatamente as questões abaixo? Com certeza.
 
1. Fale um pouco sobre você.
2. Quais são seus pontos fortes?
3. Quais são seus pontos fracos?
4. Quem foi o seu gerente favorito e por quê?
5. Que tipo de personalidade mais te agrada no ambiente de trabalho e por quê?
6. Por que você quer este emprego?
7. Onde você quer estar na sua carreira daqui há cinco anos?
8. Me conte sobre a sua principal conquista.
9. Se você tiver num almoço de negócios e o seu filé chega bem passado ao invés de mal-passado, como você geralmente gosta, o que você faria?
10. Se eu te desse o salário que você pediu mas deixasse você decidir quais seriam as suas funções na nossa empresa no ano que vem, o que você diria?
11. Por que a bola de tênis tem feltros?
12. Num curto período de tempo, como você demonstraria credibilidade na sua equipe de trabalho?
13. Não existe resposta certa ou errada, se você pudesse estar em algum lugar no mundo agora, onde você estaria agora?
14. Como você se sentiria em trabalhar para alguém que sabe menos que você?
15. Me diga alguém que fez diferença na sua carreira.
16. Qual é a companhia ideal?
17. O que te atraiu à nossa empresa?
18. O que mais te orgulha?
19. O que você busca em termos de desenvolvimento profissional?
20. O que você procura: livre-iniciativa ou estruturação?
21. O que você gosta de fazer?
22. De exemplos de idéias que você teve ou implementou?
23. Quais são os seus sonhos de vida?
24. Aonde você quer chegar de verdade?
25. Como você descreve seu estilo de vida?
26. Qual carro você dirige?
27. De um exemplo de quando você teve que lidar com um conflito no trabalho.
28. Qual foi o último livro que você leu?
29. Que revistas você assina?
30. Qual seria seu ambiente de trabalho ideal?
31. Por que eu deveria contratá-lo?
32. O que você menos gostou no seu último trabalho?
33. Qual a sua opinião sobre os seu último chefe?
34. Que pontos você acha que eu avalio como entrevistador?
35. Você tem alguma pergunta pra mim?
36. Em que momento você esteve mais satisfeito com o seu trabalho?
37. O que você pode fazer por nós que os outros candidatos não fariam?
38. Diga três coisas que o seu chefe falaria sobre você.
39. O que de negativo o seu chefe falaria sobre você?
40. Se você fosse um animal, qual você seria?
41. Que faixa salarial você busca?
42. Qual é o seu histórico de salário?
43. Você tem planos em ter filhos no futuro?
44. Quais foram as suas responsabilidades na sua última posição?
45. O que você conhece sobre a esta indústria?
46. O que você conhece sobre a nossa companhia?
47. Quanto tempo levará para que você mostre uma contribuição importante?
48. Podemos realocar seu local de trabalho?
49. Qual foi o último projeto que você liderou e qual foi o resultado?
50. Que tipos de objetivo você tem em mente?
51. Me de um exemplo de quando você fez mais do que a sua função de trabalho pedia.
52. O que faria se ganhasse na loteria?
53. Você pode descrever uma situação em que o seu trabalho foi criticado?
54. Você já esteve numa equipe onde alguém não colaborava tanto assim? E de que forma você lidou?
55. Qual é a sua missão pessoal?
56. Me diga uma ocasião em que você teve que dar um feedback ruim para alguém. Como você lidou com a situação?
57. Qual é foi a sua maior derrota, e o que você aprendeu com ela?
58. O que mais o irrita sobre outras pessoas, e qual é a sua reação?
59. Qual é o seu maior medo?
60. Quem teve o maior impacto na sua carreira e como?
61. Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu na escola?
62. O você se ve fazendo nos primeiros 30 dias no seu novo emprego?
63. Quais são três características que os seus amigos usariam para descrever a sua personalidade?
64. O que você vai sentir falta do seu último / atual trabalho?
65. Se você estivesse entrevistando alguém pra esta posição, que características você procuraria?
66. Descreva cinco palavras para descrever a sua personalidade.
67. Qual é sua a maior realização fora do trabalho?
68. Me venda este lápis.
69. Se eu fosse o seu supervisor e eu te pedisse para fazer algo que você não concorda, o que você faria?
70. Você acha que um líder tem que ser admirado ou temido?
71. Qual foi a decisão mais difícil que você teve que fazer nos últimos dois anos?
72. O que você faz para se divertir?
73. Por que você está deixando o seu trabalho atual?
74. O que você faz no seu tempo livre?
75. O que você faz quando tem um não como resposta?
76. Qual foi o período mais difícil da sua vida, e qual foi a sua reação?
77. Qual é a sua memória de infância preferida?
78. Me diga quando você fez algo errado. E qual foi a sua reação?
79. Me diga algo sobre você que eu não deveria saber.
80. Me diga a diferença entre bom e excepcional.
81. Por que você escolheu fazer esse curso universitário?
82. Quais são as características de um bom líder? E de um ruim?
83. Qual foi o seu maior arrependimento e por quê?
84. Quais são as três principais características que você não tem?
85. O que o irrita em outras pessoas e por quê?
86. Se você descobrisse que a sua companhia estava fazendo algo contra a lei, como um golpe, o que você faria?
87. Quantas vezes os ponteiros de um relógio se sobrepõem por dia?
88. Como é possível pesar um avião sem usar uma balança?
89. Que tarefa foi difícil de cumprir e como você resolveu o problema?
90. Se eu pedisse para o seu último supervisor dar treinamento, o que ele iria sugerir?
91. Se você tivesse que escolher algum de poder de superherói, qual seria e por quê?
92. Qual foi o melhor filme que você viu no ano passado?
93. Me diga como você lidaria com uma situação em que tivesse que terminar tarefas múltiplas até o fim do dia e de maneira alguma poderia terminar todas elas.
94. Que técnicas ou ferramentas você usa pra se manter organizado?
95. Se pudesse apagar do mapa um dos estados da federação, qual você apagaria? E por quê?
96. Com os seus olhos fechados, me diga passo-a-passo como amarrar seu sapatos.
97. Escolha uma opção, você ve tudo de maneira geral ou detalhadamente??
98. Caso seja selecionado, qual será a sua estratégia para os próximos 90 dias?
99. Quem são os seus heróis?
100. Diga 10 maneiras de usar o seu lápis, escrever não vale.

Modelo básico e eficiente de CV


Modelo básico e eficiente de CV 




Por: Guilherme Araújo


Muito se fala sobre modelos de currículos, “padrões” para apresentar sua experiência profissional. Pouco se fala que não há uma forma única de fazê-los. Por um simples motivo: as empresas são diversas, têm segmentos de negócios diferentes, por isso mesmo, prioridades na hora em que analisam CVs refletem suas prioridades. Apesar da maioria dos recrutadores seguirem procedimentos similares na seleção existem RHs que valorizam muito uma carta de apresentação. 

Outras, descartam sem qualquer leitura. Alguns recrutadores querem saber onde o candidato se formou, se as instituições de ensino são de renome e batem com a formação solicitada para o cargo. Outras, quanto tempo de experiência o profissional tem naquela determinada área.

Difícil, não é mesmo? Mas também existem pesquisas, tendências, orientações de consultores que apontam o que poderia ser um currículo moderno e eficiente nos tempos de hoje. Uma delas é saber a capacidade de realização do candidato. 

Que resultados práticos ele trouxe nas empresas em que trabalhou. 

Preparamos um modelo para você se basear e reformular seu currículo. Mas atenção: o que vai valer de fato é você refletir sobre o que você fez de relevante na sua carreira.

No cabeçalho:

Nome (completo):___________________________ Telefones fixo e celular para contato:

Email (dispense informações como skype, MSN, redes sociais)

Título: o primeiro passo para “fisgar” a atenção do seu recrutador. Seja o mais específico possível aliando sua experiência ao cargo solicitado. Não adiante colocar “engenheiro”. Coloque por exemplo, engenheiro com foco na área da vaga anunciada.

Principais realizações:
Destaque em cinco frases tópicos suas realizações na primeira pessoa. Não é necessário aqui descrever empresas, data de contratação e rescisão. Por exemplo:
• Liderei equipes de desenvolvimento de projeto na área de Telecom resultando em otimização de implantação de novos produtos
• Planejei ações de treinamento para programa de trainees por três anos
• Implantei softwares de ERP na matriz e cinco filiais integrando processos administrativos de toda a companhia

Qualificações
Não é aqui que você vai falar da sua formação escolar. Aqui você vai captar toda sua expertise profissional somada à sua escolaridade. Por exemplo: você pode ser engenheiro, mas especializou-se em vendas ou consultoria para empresas do segmento que você está se candidatando. Exemplo:
• Engenheiro civil especializado em avaliações e transações de terrenos para construtores de grande porte, tais como X, Y e Z
• Jornalista com foco em moda, com experiência em coberturas on line e inserção em redes sociais
• Arquiteto especializado em construções populares para construtoras de grande porte

Depois coloque sua Formação, com escolaridade a partir da graduação. Se você ainda não se formou, confira as dicas para currículos de estagiários aqui. Cursos de especialização, MBA e pós-graduação em geral devem vir primeiro. Se você fez cursos de idiomas ou de curta duração na sua área profissional fora do país, destaque essa formação também. Exemplo:
• Doutorado em Agronomia na Federal de Nova Vicosa – Conclusão em dezembro de 2010
• Mestrado na Sidney University – Conclusão em 2005
• Graduado como engenheiro agrônomo na Universidade Federal do Espírito Santo – 2002

Experiência profissional
Lembrando que o seu currículo não deve ultrapassar duas páginas, liste da última empresa em que trabalhou até finalizar esse espaço. Aqui é importante descrever rapidamente o ramo de negócio da empresa, data de entrada e saída, cargo e as atribuições da sua função. Exemplo:
Artes e Adesivos Cia: empresa voltada para decoração de anteriores. De janeiro 2008 a fevereiro de 2010. Consultor de estilo. Era responsável pelo atendimento de arquitetos, seleção de catálogos e capacitação técnica para aplicação.
Health Work: consultoria de medicina do trabalho para empresas da área química e petroquímica. De março de 2007 até novembro de 2010. Médico do Trabalho. Responsável por emissão de laudos, visitas periódicas às fábricas para monitorar programas de qualidade de vida.
Lembre-se, os recrutadores não só querem saber o que você fez, mas onde fez. Muitas empresas, apesar de fazer realizarem trabalhos sofisticados e especializados, muitas vezes não são de conhecimento público. Isso acontece em empresas de tecnologia que criam produtos e soluções para grandes empresas; áreas de saúde e pesquisa. A não ser que as empresas que você tenha trabalhado dispensem apresentações, é importante especificar o que elas faziam para que o RH entenda qual a sua importância durante o período que você atuou lá.

E se tiver dúvidas, escreva pra nós! Boa sorte!

Modelo de currículo de auxiliar de escritório


Para ser um candidato a emprego bem-sucedido em qualquer área, é importante ter um currículo abrangente. Veja, abaixo, nosso modelo de currículo para auxiliar de escritório:
Jane M. Lawrence
24 Lincoln Way, Caraguatatuba, SP11661-000
12.3883-0000 | alguem@xxxx.com.br


 
Objetivo: vagas de auxiliar administrativo
Profissional de administração que deseja aproveitar cinco anos de experiência e o diploma de auxiliar administrativo para garantir uma vaga de emprego. Extremamente organizada, eficiente e com habilidades para realizar várias tarefas de apoio no escritório, incluindo:


E Organização e administração do escritório


Gerenciamento de banco de dados e registros
Registros gerais (A/P e A/R)
Atendimento por telefone e recepção
Relatórios e planilhas
Organização de horários
Planejamento de reuniões e eventos
Arquivamento e entrada de dados (75 WPM)





EXPERIÊNCIA
ACME INC. -- Alguma cidade, WY -- Empresa de marketing e relações públicas de médio porte
Auxiliar administrativo, 2006 até hoje
Fornecer suporte administrativo e executivo em um escritório com grande volume de trabalho. Administrar a agenda da equipe executiva, planejar reuniões com clientes, preparar relatórios, planilhas e apresentações, gerenciar registros e administrar o banco de dados. Resultados:


• Recebi classificações “excelentes” nas análises anuais nos últimos três anos. Reconhecida pelo trabalho de alta qualidade, habilidades organizacionais e atendimento ao cliente excepcional.
• Elogiada pelo supervisor pelo desempenho excelente como gerente temporária do escritório (supervisionando três equipes) durante a ausência dele de oito semanas.
• Principal responsável da Acme pelas apresentações em PowerPoint e a principal solucionadora de problemas do MS Office.
• Bom desempenho no ambiente com prazos apertados, garantindo a conclusão precisa e pontual de todos os projetos.


AGÊNCIA ABC -- Alguma cidade, WY -- Agência de serviços temporários
Auxiliar administrativa/recepcionista/responsável pela folha de pagamento, 2004 a 2006
Cuidei de designações temporárias para vários clientes (por exemplo, alta tecnologia, fabricação, imóveis, governo e educação). Resultados:


• Habilidade comprovada de aprender novos processos organizacionais, fluxos de trabalho, políticas e procedimentos em pouco tempo.
• Identifiquei erros de faturamento e recuperei US$ 5.000 em pagamentos em excesso a fornecedores. Implementei mecanismos de acompanhamento para evitar futuras recorrências.
• Criei bancos de dados e planilhas que melhoraram o gerenciamento de inventários e relatórios com precisão.





FORMAÇÃO ACADÊMICA
UNIVERSIDADE XYZ - Alguma cidade, WY
Formação como auxiliar administrativa, 2009. Destaques do programa:
D Gerenciamento organizacional


Comunicação corporativa
Liderança e supervisão
Gerenciamento de projetos
Gerenciamento de Recursos Humanos
Sistemas de informática
Análises críticas
Relações interpessoais


HABILIDADES COM INFORMÁTICA
• MS Word, Excel, PowerPoint, Access, Outlook, Visio
• ACT!
• Oracle
• Windows XP/Vista
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
"...As habilidades de suporte administrativo e atendimento ao cliente de Jane são incomparáveis... mostra que tem atenção excepcional aos detalhes enquanto realiza várias tarefas de trabalho... membro importante da equipe e profissional competente..." Trechos da análise de desempenho de 2009, Acme Inc.
"...Seu trabalho excelente como gerente temporária mostra que você está pronta para assumir mais responsabilidades..." Trechos da análise de desempenho de 2008, Acme Inc.
"...O planejamento notável, as habilidades organizacionais e a capacidade de realizar várias tarefas de Jane permitem que os negócios transcorram normalmente..." Trechos da análise de desempenho da 2007, Acme Inc.

Capacidade de síntese é imprescindível revela estudo sobre layout de currículo


Capacidade de síntese é imprescindível revela estudo sobre layout de currículo

Por Fabíola Lago
Escritora convidada do Blog do Guilherme Araújo

A busca por um emprego no mercado formal sempre gerou muitas dúvidas entre os profissionais, especialmente aquelas relativas à quais informações devem ser priorizadas na elaboração do currículo. A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou a 5ª. edição da sua pesquisa de layout de currículo, realizada a cada três anos. Nessa última pesquisa, realizada com parceiros – headhunters e Executives Searches, foram destacadas objetividade, capacidade de síntese e priorização das informações como os principais itens a serem destacados neste documento profissional.

Ao iniciar um currículo, o profissional deve pensar no número de páginas onde constará todas as informações. Segundo pesquisa da Right, entre maio e junho de 2010, o número de páginas mais indicado para a construção de um bom currículo é de duas páginas. Na elaboração de um currículo, 79% dos avaliadores disseram que o documento deve conter o resumo de qualificações e descrição dos cargos. No espaço destinado ao objetivo, o profissional deve apresentar tanto o cargo que ele almeja, quanto a área de atuação que está buscando no mercado.

Já na primeira página, o profissional deve citar a formação acadêmica, especialmente os cursos de graduação e especializações, na opinião de 85,3% dos entrevistados. Cursos não concluídos, mas cursados por um período de tempo superior a metade da grade currícular, podem ser citados no documento. Os cursos complementares também devem ser citados, pois é um indicativo que a pessoa é interessada no autodesenvolvimento. Os consultores da Right ressaltam, entretanto, que o profissional deve ficar atento a pertinência da informação, levando em consideração que os cursos mais recentes realizados nós últimos quatro anos devem ser citados.

Informações como data de nascimento e estado civil têm grande grau de importância, assim como destacar as realizações e resultados expressivos, segundo 54,9% dos consultores entrevistados. A maioria dos avaliadores (80%) disse que o texto dividido em itens é o formato ideal da redação de um currículo.

Para a Consultora Sênior de Transição de Carreira da Right Management , Telma Guido, o profissional deve optar em escrever o texto em formato de tópicos. “O especialista em avaliação de currículo tem que ficar estimulado em ler a informação escrita no documento. O texto em tópicos, além de ser mais prático para o leitor, possibilita a chamada análise dos trinta segundos” explica Telma.

A consultora explica que este tipo de análise consiste no primeiro contato do avaliador com o currículo. “Neste momento é preciso encontrar as informações relevantes à vaga e compreender quem é o candidato”, explica a consultora. Segundo ela, somente num segundo momento será feita a leitura com mais atenção. Outra dica sobre o texto em tópico é que o formato favorece uma linha de raciocínio coerente tanto na construção das informações quanto na leitura do avaliador.

Realizações e resultados também são itens fundamentais e merecem ser mencionados
no currículo, mas o profissional deve ficar atento a conjunção verbal a ser usada na escrita do documento. “O correto é utilizar o verbo substantivado, por exemplo, “desenvolvimento de algo ou implantação de algo” e não “eu desenvolvi ou eu implantei”, aconselha Telma Guido.

O processo de elaboração do documento é importante, pois nesse momento o profissional faz reflexão da sua trajetória profissional, seu histórico, realizações e cargos, indicando para o mercado a sua experiência. “O documento deve ser elaborado de forma que consiga retratar exatamente o candidato, ou seja, o mesmo tamanho do profissional” comenta.

Outros itens apontados na pesquisa da Right:

• 73% preferem a apresentação do idioma por nível (fluente/avançado/intermediário/básico);
• 96% disseram que a ordem para apresentação do histórico e experiência profissional devem ser apresentadas do último para o primeiro emprego;
• 96% preferem que as datas de admissão e de desligamento devem ser menciondas por mês e ano;
• 56% apontam que a melhor forma de apresentar a experiência profissional é por descrição tanto dos cargos como das qualificações;
• 69% divulgaram que somente as viagens internacionais com propósito de trabalho devem ser mencionadas no histórico profissional;

A pesquisa de curriculo é realizada pela Right desde 2001 a cada três anos. A consultoria seleciona parceiros seniores em executive search e headhunters para opinar sobre a construção da ferramenta currículo. Ao todo, responderam ao questionário 76 profissioanais entre proprietários, diretores, consultores e partners, que ao longo das vinte e seis questões, puderam avaliar os itens de maior relevância na produção do currículo.