GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Câmeras flagram truculência de PMs ao prender assaltantes no Recife

Policiais derrubam homens na areia e na água da praia. Um policial pisa com os pés na cabeça do suspeito.

No Recife, um cinegrafista amador filmou a ação da Polícia Militar durante a prisão de dois suspeitos de assalto. As imagens mostram o momento em que três policiais militares levam um dos bandidos até a areia.
Algemado, ele é derrubado por um policial. Foi em um ponto da praia que os acusados teriam jogado o revólver usado no assalto. Em outra imagem, outro suspeito também é levado para a praia e acaba derrubado na água. Um policial pisa com os pés na cabeça do suspeito.
Em nota, o comando da Polícia Militar disse que vai pedir uma apuração sobre o caso e que, se for comprovado que houve excesso, os PMs poderão ser afastados

PR ameaça expulsar Mabel caso ele concorra à presidência da Câmara

Contrariando partido, deputado é candidato à presidência da Casa.
PR decidiu noesta segunda, por unanimidade, apoiar Marco Maia (PT-RS).


Líderes do PR reunidos e Brasília 
Líderes do PR reunidos em Brasília nesta segunda para tratar da divergência com o deputado Sandro Mabel (GO), que mantém candidatura à presidência da Câmara 
 
O presidente do PR, Alfredo Nascimento, anunciou nesta segunda-feira (31) que o partido vai abrir um processo de expulsão contra o deputado Sandro Mabel (GO), caso ele não retire sua candidatura à presidência da Câmara.
Em reunião nesta segunda, a executiva nacional do PR decidiu, por unanimidade, apoiar a reeleição ao cargo do atual presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Nesta segunda-feira, Mabel voltou a afirmar que “vai até o fim” com a candidatura, mesmo que isso leve o PR a abrir processo de expulsão contra ele. Mais cedo, o deputado protocolou no Palácio do Planalto uma carta na qual comunica à presidente Dilma Rousseff que será eleito presidente da Casa.
A carta do deputado goiano foi entregue ao chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, porque a presidente está em viagem oficial à Argentina.

Nascimento criticou o deputado, durante o anúncio da possibilidade de processo. “É um membro do partido que se insurgiu contra o partido. Ele não é mais bem-visto no partido”, disse. “A situação criou desconforto para todos.”
O presidente do PR afirmou que a única possibilidade de o processo não ser aberto é Mabel desistir da candidatura, o que pode ocorrer até as 17h desta terça (1º), quando termina o prazo para os deputados requisitarem registro de candidatura. “Ele tem algumas horas. Tomara que tenha juízo”, afirmou Nascimento.

Brasil e Argentina são 'cruciais' para futuro da América Latina, diz Dilma

Brasileira fez nesta segunda sua primeira viagem internacional no cargo.
Dilma e Cristina Kirchner lembraram dos ex-presidentes Lula e Néstor Kirchner.


As presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchener durante declaração conjunta na Argentina 
 
As presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchener
durante declaração conjunta na Argentina

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, após se se reunir com a presidente Cristina Kirchner, que a parceria entre Brasil e Argentina é “crucial” para o desenvolvimento econômico e social da América Latina.

“Não é por acaso que eu fiz questão de que minha primeira passagem pelo exterior fosse à Argentina. Considero que a Argentina e o Brasil são cruciais para transformar o século 21 no século da América Latina”, afirmou Dilma.

Dilma disse que optou por iniciar sua agenda internacional pela Argentina para destacar a importância do país vizinho e fortalecer os laços entre as duas nações.

Em declaração conjunta à imprensa, Dilma e Cristina lembraram os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, morto em 2010 e com quem Cristina era casada. Segundo Dilma Argentina e Brasil ganharam destaque internacional e se fortaleceram porque “os dois governantes tiveram a sensatez de perceber que era possível um novo modelo que permitisse crescimento econômico inclusão social”.
Não é por acaso que eu fiz questão de que minha primeira passagem pelo exterior fosse à Argentina. Considero que a Argentina e o Brasil são cruciais para transformar o século 21 no século da América Latina"
Presidente Dilma Rousseff
Cristina agradeceu o fato de Dilma ter escolhido a Argentina como primeiro destino internacional e também homenageou Lula e Néstor Kirchner.

“A Argentina e o povo argentino dão muita importância à escolha da presidente Dilma de viajar primeiro ao nosso país. É a reafirmação de um compromisso iniciado por outros presidentes. Kirchner e Lula realizaram o Mercosul e construíram uma relação diferente entre ambos os países. Relação que deve se fortificar”, disse.
Ainda durante a declaração à imprensa, Dilma afirmou que é preciso fortalecer o Mercosul – grupo formado por Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil – e a União dos Estados Americanos (Unasul) – composto por 12 países sul-americanos.
“Nós, Brasil e Argentina, podemos dar nossa contribuição não só no Mercosul mas também na Unasul. Na construção de unidade e desenvolvimento. [...] Nesse momento abrimos um caminho com novos pactos de cooperação. E essa cooperação é no sentido de nos fortalecer, criar uma integração de plataformas produtivas, que nos levará a construir cada vez mais o bem-estar dos nossos países”, disse.
Para Dilma, Argentina e Brasil precisam ampliar as parcerias na área de alta tecnologia. As duas governantes assinaram acordos para a construção de dois reatores nucleares, duas usinas hidrelétricas, uma ponte, e um memorando sobre bioenergia.

“Tenho clareza de que somos países vocacionados para não só a área da agricultura, mas, sobretudo, nas áreas de ponta, olhando biotecnologia, área nuclear, indústria espacial e desenvolver parcerias”, afirmou.

A presidente destacou que ela e Cristina são as primeiras mulheres a ocuparem o cargo de presidente no Brasil e na Argentina. “Nós também assumimos um papel importante na questão da garantia da participação de gênero. Uma sociedade pode ser medida pela sua modernidade desde que ela também inclua a participação das mulheres e a não discriminação das mulheres.”

RJ tem menor número absoluto de homicídios desde 1991, diz Secretaria

Nos últimos 4 anos, houve queda de 26,6% na taxa por 100 mil habitantes.
Dados sobre segurança foram divulgados na tarde desta segunda.


Secretário José Mariano Beltrame divulga dados de segurança 
 
Secretário José Mariano Beltrame divulga dados de segurança
 
A Secretaria estadual de Segurança informou que o Rio de Janeiro registrou o menor número absoluto de homicídios desde 1991. Foram 4.768 casos. Nos últimos quatro anos, houve uma queda de 26,6% na taxa por 100 mil habitantes. De 40,6 registros em 2006, caiu para 29,8 em 2010.
Os dados sobre segurança no estado foram divulgados pelo secretário, José Mariano Beltrame, na tarde desta segunda-feira (31).  "Não estamos comemorando nada. Mas esses dados mostram que estamos consolidando uma política de segurança e acena para o caminho que devemos continuar perseguindo", disse.

Segundo o subsecretário operacional, Roberto Sá, os índices de redução se aproximam das metas estabelecidas para 2014. No caso de homicídio doloso, a meta para o ano da Copa é de uma taxa de 22,9% por 100 mil habitantes.

De acordo com os números divulgados pela secretaria, houve ainda redução de roubos de carros, com uma queda de 20% na comparação 2009/2010; nos roubos de rua, que caiu 11%; e em latrocínio, com uma queda de 29% na comparação dos dois últimos anos.

O secretário Beltrame apontou também redução nas mortes em confronto com a polícia, os chamados autos de resistência, que caíram de 1.048 em 2009 para 855 em 2010; um percentual de 18%, considerado o menor número de mortes nessa situação desde 2001.

"Nossa proposta é que as polícias mudem suas lógicas. Que saiam dos confrontos para uma política de prestação de serviços. Nós não queremos mais promover ações para guerras. No Alemão ainda foi assim, uma ação de guerra. Mas o que se quer, o que se pretende, não é isso", afirmou o secretário.

Na apresentação, ainda foram feitas comparações de índices de criminalidade a partir de 2006, ou seja, desde o início da gestão da atual equipe de segurança pública.
Conforme o relatório, houve uma redução de 27% dos homicídios dolosos nesse período (2006-2010), em números absolutos; 42% em roubos de veículos; 25% em latrocínios e 20% em auto de resistência.
Já nos casos de roubos de rua, embora tenha havido uma queda de 11% nos dois últimos anos, houve um acréscimo de 21% no número desses delitos na comparação de 2006-2010.
Para Beltrame, as reduções desses números se devem a medidas em conjunto das polícias, a partir de um planejamento da Secretaria de Segurança e ações de governo que incluem a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Nesta segunda, foi inaugurada a 14ª unidade no Morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio .
 

‘Luto com o Popó quando ele quiser’, diz Suplicy

Deputado e boxeador Acelino Popó de Freitas desafiou petista para luta.
Senador disse que duelo será forma de se preparar para embates no Senado


Senador Eduardo Suplicy 
 

Depois de ler pelo G1 que o boxeador e agora deputado federal Acelino Popó de Freitas (PRB-BA) pretende desafiá-lo para uma luta de boxe, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que aceita o desafio.
"Luto com o Popó quando ele quiser e na hora que ele quiser. Hoje mesmo corri 41 minutos e [a luta] será uma oportunidade para me preparar para os embates que virão aqui no Senado”, disse Suplicy.
O senador chegou a ensaiar movimentos de boxe para os fotógrafos e, bem humorado, afirmou que é mais fácil lutar com Popó do que lidar com os colegas de bancada no PT do Senado.
Mais cedo, o deputado Popó afirmou que iria continuar treinando boxe mesmo mudando-se para Brasília e fez questão de listar seus primeiros adversários no ringue. "Eu soube que o [senador Eduardo] Suplicy (PT-SP) é lutador de boxe, o primeiro a desafiar vai ser ele e [o senador] Magno Malta (PR-ES). São dois metidos a lutador de boxe, esse vai ser o meu primeiro desafio", brincou.
Para comunicar que aceitaria o desafio, Suplicy imprimiu a notícia publicada no G1 e foi até o comitê de imprensa do Senado, onde ficam os jornalistas que cobrem os acontecimentos na Casa. Suplicy também brincou de boxe com um menino que estava no comitê no momento da visita. Ainda não há uma data marcada para o confronto ocorrer.

Deputado Popó diz que vai desafiar Suplicy no ringue

Enquanto caminhava pelo corredor das comissões da Câmara, o ex-jogador e principal comandante do tetra, sempre acompanhado de seus assessores, foi abordado por fãs e tirou algumas fotografias. Sobre a Copa do Mundo de 2014, Romário revelou o desejo de atuar para fazer com que os jogos deixem um “legado social” ao povo carente: “O esporte é uma das grandes ferramentas para os jovens. Então, a inclusão social através do esporte é importante. Então, temos que aproveitar esse momento de copa do mundo para poder fazer muita coisa.”
Romário disse ainda que irá trabalhar para conseguir o apoio dos colegas para realizar seus projetos: “Espero poder conseguir o máximo possível de ajuda dos colegas para cumprir o meu objetivo que é cumprir o que prometi aos meus eleitores. Tenho fé de que vou realizar muita coisa positiva.”

‘Tenho fé de que vou realizar muita coisa positiva’, diz deputado Romário

Tetracampeão assume mandato de deputado pelo PSB-RJ nesta segunda.
‘Para mim é tudo novo’, disse Romário sobre rotina como deputado.


O deputado federal Romário (PSB-RJ) 
 
O deputado federal Romário (PSB-RJ) nesta segunda
(31) na Câmara dos Deputados.

Ainda com certo ar de timidez diante da nova rotina como deputado federal, o ex-jogador Romário (PSB-RJ) dedicou a segunda-feira (31), seu primeiro dia na Câmara, para conversar com colegas de partido e conhecer melhor a agenda política do Congresso. Ao G1, ele disse “ter fé” de que irá fazer um bom mandato, “cumprindo o que prometeu aos meus eleitores”, e revelou surpresa com o ambiente parlamentar: “Para mim é tudo novo.”
Questionado sobre suas prioridades no parlamento, Romário disse que pretende melhorar a vida de jovens carentes e de portadores de necessidades especiais. “A vontade de fazer o melhor dentro das minhas possibilidades é muito grande. A minha bandeira está diretamente envolvida com crianças e jovens carentes de comunidades e portadores de necessidades especiais. Nesses meus quatro anos de mandato, vou fazer tudo que for possível para poder dar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, disse Romário.

Partcipe e concorra...

O Blog do Guilherme Araújo esta fazendo uma pesquisa para melhor atende-lo (a), portanto responda com sinceridade.
 
"O que você achou da temporada em Caraguatatuba"
 
A declaração mas convincente, vai ganhar (01) um 
ÓCULOS DE SOL
  
Chilli Beans
Caraguá Praia Shopping - térreo
 
 Está esperando o que!!!
Mande um email dizendo...
 
blogdoguilhermearaujo@hotmail.com

Flexy beach.wmv

Escute meu silêncio,Ele está gritando quero você! Renata Mangeon.wmv

Lula é homenageado em universidade e critica ação de antecessores na educação

No primeiro discurso desde que deixou o cargo, ex-presidente atacou 'lógica excludente desastrada do passado'

 Ao receber na noite desta sexta-feira, 28, o título de doutor honoris causa na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata mineira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a exaltar sua gestão na área da educação e disse que confia que a presidente Dilma Rousseff saberá "promover novos e significativos avanços" para o Brasil durante seu mandato.

Lula discursou pela primeira vez desde que deixou o Palácio do Planalto e atribuiu a homenagem à uma constatação das "grandes conquistas" alcançadas pelo País últimos anos. O ex-presidente - escolhido como paraninfo de várias turmas e 1.200 formandos da universidade - evitou temas políticos, mas não deixou de alfinetar os antecessores ao criticar o "abandono" do ensino no País, a "lógica excludente desastrada do passado" e o que chamou de "negligência" com a formação profissional.
"Tenho certeza de que a equipe liderada pela companheira Dilma Rousseff, não somente consolidará a conquista dos últimos anos, como saberá promover novos e significativos avanços", afirmou Lula, para quem Dilma tomou uma "decisão extraordinária" ao manter na pasta da Educação o ministro Fernando Haddad - que acompanhou o ex-presidente na visita a Viçosa.
"Desdém". O título de doutor honoris causa foi o primeiro recebido por Lula, de acordo com Haddad. O Conselho Superior da UFV decidiu agraciar o ex-presidente por sua "permanente luta em defesa das causas sociais brasileiras". Lula classificou o título como o 4º diploma que recebia em sua vida, após a conclusão do curso primário, a formação como torneiro mecânico pelo Senai e a diplomação como presidente da República.
"Quando as pessoas olharem para mim com desdém porque eu não tenho diploma universitário, eu vou mostrar aquela foto que eu tirei vestido como doutor honoris causa de Viçosa."
Lula recebeu da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares as insígnias doutorais e parecia se divertir com o protocolo formal da cerimônia, que contrastava com o clima festivo da formatura.
No primeiro evento público que participou fora de São Paulo após deixar o Palácio do Planalto, o ex-presidente estava à vontade e foi recebido como um verdadeiro pop star. A cerimônia abrangeu a formatura de 15 cursos da universidade e 360 graduandos.
Primeiro a falar, o orador oficial dos formandos, Ney Bruno Dias, deu o tom do evento: "Os formandos que ainda não arrumaram emprego deixarão o currículo com o senhor ao final da cerimônia", brincou, se dirigindo a Lula. "Depois, quem precisar de um empreguinho me manda o currículo", retribuiu o paraninfo famoso.
Discurso. Apresentado como "um dos políticos mais influentes do mundo", o ex-presidente foi logo avisando: "Faz 28 dias que eu não faço discurso. Então, preparem-se porque a noite será longa." Lula falou por 30 minutos e na maior parte do tempo leu o discurso. Por mais de uma vez citou o ex-vice-presidente José Alencar, lembrando que o mineiro sempre "sonhou" em estudar na UFV, que também lhe concedeu o título de honoris causa.
Ao final, Lula recorreu ao improviso e exortou os formandos a seguirem seu exemplo. "Se aquele cara que o Obama disse é o cara venceu, vocês podem vencer."
Jatinho. O ex-presidente chegou à região da Zona da Mata mineira em um jatinho, que pousou no aeroporto de Ubá, cidade vizinha a Viçosa. Depois, seguiu para a homenagem na UFV em uma BMW X6. Na universidade, não quis conversa com a imprensa. "Só daqui a três meses", disse, evitando também responder se participará do próximo Fórum Social Mundial. "Se eu for você vai ficar sabendo."
As homenagens a Lula no interior mineiro continuam nesta sábado, 29. Antes de retornar a São Paulo, o ex-presidente será agraciado pela manhã com uma comenda oferecida pela prefeitura de Ubá.

 

Salário de Lula como dirigente do PT pode chegar a R$ 21 mil

O salário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como dirigente do PT poderá chegar a R$ 21 mil, caso o partido conceda aos seus executivos o mesmo aumento de 61,83% aprovado pelo Congresso para deputados e senadores. Há forte pressão na seara petista por um reajuste na remuneração dos integrantes da Executiva Nacional, mas o valor ainda não foi definido. 

Ayrton Vignola/AE

Lula pode chegar a ganhar R$ 21 mil no PT
 
Depois de deixar o Palácio do Planalto, Lula retornou à condição de presidente de honra do PT e já ganhou, neste mês, salário de R$ 13 mil, pago pelo partido, conforme informou ontem o jornal Folha de S. Paulo. Até o fim de 2002, ele também recebia remuneração do PT como dirigente da sigla.
O reajuste dos integrantes da Executiva petista segue, tradicionalmente, o mesmo porcentual pago aos parlamentares. É por esse motivo que secretários do PT pregam aumento de 61,83% para seus próprios vencimentos, sob a alegação de que os salários estão defasados.
"Esse assunto não está na ordem do dia no PT", afirmou o presidente do partido, José Eduardo Dutra, que ganha R$ 13 mil por mês. No momento em que o governo briga para segurar o aumento do salário mínimo em R$ 545, a possibilidade de reajuste para a cúpula do PT é um assunto que provoca polêmica pelo alto teor de desgaste.
Endividamento. O tesoureiro do PT, João Vaccari Netto, diz achar "muito difícil" a concessão do reajuste agora, já que a legenda herdou uma dívida de cerca de R$ 27,7 milhões da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República.
Em tempos de austeridade fiscal, até mesmo a festa para comemorar os 31 anos do partido, no próximo dia 10 - quando Lula será homenageado e voltará a receber oficialmente o título de presidente de honra do partido -, será mais modesta.
Mesmo assim, a pressão pela elevação dos salários na direção petista continua. Em conversas reservadas, há quem defenda a equiparação pura e simples com os vencimentos dos deputados, senadores, presidente, vice e ministros, o que faria as remunerações saltarem para R$ 26.723,13.
Para ser aprovado, o aumento ainda terá de passar pelo crivo do diretório nacional petista. Atualmente, o ex-presidente Lula recebe, além dos vencimentos como dirigente do PT, duas aposentadorias: uma como anistiado político e outra por ter perdido um dedo em serviço, quando era torneiro mecânico. As duas aposentadorias somam R$ 9 mil por mês.

Sarney caminha para nova gestão à frente do Senado sem fazer reformas

Legislativo. Presidente do Congresso resiste ao escândalo dos atos secretos e seguirá no comando da Casa, apesar de não ter cumprido promessas como redução no número de diretores e de cargos comissionados; mudanças propostas por FGV estão paradas

Prestes a assumir a presidência do Senado pela quarta vez, José Sarney (PMDB-AP) encerra hoje sua atual gestão sem aprovar a prometida reforma administrativa na Casa. O Senado mantém velhos vícios, estrutura inchada, falta de controle de funcionários fantasmas, excesso de mão de obra terceirizada e de cargos de diretores, além de apadrinhados do senador e de colegas espalhados em gabinetes e secretarias.
Em 2009, no auge do escândalo dos atos secretos revelados pelo Estado, Sarney prometeu aprovar uma reforma interna e entregar uma Casa "modernizada". "O Senado está cumprindo o que prometeu à nossa sociedade", afirmou, em plenário, no dia 29 de outubro daquele ano.
Era uma resposta à avalanche de irregularidades reveladas na época, crise que levou a dez pedidos de processo por quebra de decoro parlamentar contra o senador. Sarney salvou-se com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A turbulência passou e as mudanças administrativas andam a passos lentos. Por outro lado, os senadores ganharão um novo plenário após uma reforma - ainda não concluída - de R$ 5 milhões.
Anunciada com pompa, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para propor mudanças estruturais no Senado. Recebeu, em um primeiro contrato em 2009, R$ 250 mil. Uma recontratação pelo mesmo valor foi anunciada no ano passado.
Mas o projeto da entidade, que prevê corte nas chefias, entre outras medidas, não agradou a servidores e senadores. Foi alterado e está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em compensação, os funcionários que, em sua maioria, sempre apoiaram Sarney, ganharam novo plano de carreira em 2010. Perderam gratificações, mas tiveram salários aumentados em 25%, na média. A remuneração de um servidor pode chegar a R$ 24 mil. Na prática, ninguém perdeu dinheiro. O impacto desse reajuste deve ser de R$ 468 milhões na folha de pagamento de 2011, orçada em R$ 2,8 bilhões.
Diretores. A promessa de reduzir o número de diretorias a sete não saiu do papel. Segundo o site do Senado, há pelo menos 44 servidores na função de "diretor", sendo sete para a área de Comunicação Social, um para Expediente, outro para Serviços Gerais e um para Informação e Documentação, entre outros.
O quadro total de funcionários - efetivos, comissionados e terceirizados - segue em cerca de 10 mil. Um terço continua sendo de confiança, nicho que nenhum senador aceita abrir mão.
Com isso, também marcaram a gestão Sarney denúncias de servidores fantasmas e fragilidade no controle das horas extras. Surgiu então a promessa - ainda não cumprida - de um mecanismo de acompanhamento biométrico de frequência.
Antes, a Casa instalou um controle eletrônico. Não deu certo. Senadores dispensaram funcionários de prestarem contas de frequência. Cerca de 500 estão, oficialmente, livres da obrigação, segundo o site do Senado.
A pressão dos funcionários terceirizados também foi bem-sucedida. O Senado comemora redução de gastos na área, mas mantém cerca de 3 mil empregados desse tipo. São, por exemplo, 462 "auxiliares de execução" e 300 "vigilantes".
Esse contingente foi um dos alvos da campanha eleitoral do ex-diretor-geral da Casa e hoje deputado distrital Agaciel Maia. Apontado como mentor dos atos secretos e apadrinhado de Sarney, Agaciel escapou da demissão e recebeu suspensão temporária. Uma eventual demissão depende de decisão judicial em processo que ele responde por improbidade administrativa.

Dilma diz que buscará estabelecer 'estreito vínculo' com a Argentina

BUENOS AIRES - A presidente da República, Dilma Rousseff, considerou "estratégica" a relação com a Argentina e disse que buscará estabelecer um vínculo "extremamente estreito" com sua colega Cristina Kirchner, com quem se reunirá nesta segunda-feira, 31, em Buenos Aires, em sua primeira viagem ao exterior como governante.
Wilton Junior/AE

"O governo brasileiro assume, mais uma vez, o compromisso com a Argentina de uma política conjunta na estratégia de desenvolvimento da região", afirmou Dilma.
Em entrevista publicada neste domingo, 30, pelos jornais argentinos Clarín, La Nación e Página/12, Dilma declarou que um encontro entre duas presidentes sul-americanas "é um fato para comemorar".
"Os dois maiores países do Cone Sul estão dando uma demonstração de que suas sociedades evoluíram no sentido de superar o tradicional preconceito que existia contra a mulher", avaliou.
Ao explicar sua intenção de manter uma estreita relação com o principal parceiro comercial do Brasil, a presidente brasileira sustentou que os dois países têm "responsabilidades" no objetivo de construir "uma maior presença da América Latina no cenário internacional".
"Brasil e Argentina podem fazer e farão isso de maneira mais eficaz, à medida que nossas economias se articulem mais estreitamente, que se desenvolvam e achem laços nos quais os dois povos ganhem com essa proximidade em matéria de desenvolvimento econômico, tecnológico e qualidade de vida", indicou.

Cartas

GOVERNO DILMA
Restos de Lula
A presidente Dilma Rousseff está às voltas com muitos pepinos deixados por Lula, aí incluídos as obras prometidas e não executadas, os imensos "restos a pagar", os ministros que ele fez sua pupila manter, dentre eles o incompetente ministro da Educação, a imensa dívida, cujos juros custam bilhões por ano, e ainda o enxugamento dos gastos que terá de fazer para poder cumprir metas de crescimento. Também o combate à inflação, que obrigou o Copom a aumentar os juros já em janeiro, dos maiores do mundo (os terceiros). Enfim, Dilma vai ter de descascar muitos abacaxis a ela legados por aquele que se considera o melhor presidente de todos os tempos, a maior das lorotas contadas pelo reizinho fanfarrão. Mas, como a corda sempre rebenta do lado mais fraco, nós, contribuintes, novamente vamos pagar por tudo isso.
CARLOS E. BARROS RODRIGUES
cebr2403@gmail.com
São Paulo
____________

Cordão umbilical
Acho que Dilma tem de trabalhar com as pessoas que quiser. Está certo que ela se sinta grata ao ex-presidente, que a apoiou, mas esse agradecimento tem limite. Impor no Ministério dela incompetentes como o ministro da Educação já é demais. Está na hora de ela começar a pensar em arrumar a casa ao seu gosto. Esse cordão umbilical tem de ser cortado.
PANAYOTIS POULIS
ppoulis@ig.com.br
Rio de Janeiro
____________

Superávit
Se a presidente Dilma for sábia, economizará não R$ 60 bilhões, mas R$ 80 bilhões ou R$ 90 bilhões. Se a necessidade cria a ocasião, a oportunidade cria a ousadia. As consequências de seus atos serão o respeito e a retaguarda inibida dos politiqueiros que só pensam em dinheiro para manter os seus currais atolados de projetos não prioritários por este Brasil afora.
CARLOS LEONEL IMENES
climenes@ig.com.br
São Paulo
____________

Selic x inflação
Sabemos que se aumenta a taxa Selic para controlar a inflação. Porém, aumentando a Selic, os juros para o consumidor sobem astronomicamente. Qual decisão seria a melhor: controlar a inflação ou controlar os juros?
ALBERTO NUNES
albertonunes77@hotmail.com
Itapevi

POLÍTICOS
Metas
São inúmeras as metas dos nossos governos, mas poucas cumpridas. Que tal uma meta contra a imoralidade, a corrupção e os escândalos de desvios de dinheiro público? Se essa for atingida, com certeza todas as outras serão facilmente cumpridas. É preciso banir os inescrupulosos do poder, pois só assim o Brasil será uma nação de Primeiro Mundo.
ADEMAR MONTEIRO DE MORAES
ammoraes57@hotmail.com
São Paulo
____________

Novos campeões
No campeonato nacional da grande corrupção, o PT já está ultrapassando o PMDB. E com enorme ajuda do juiz, a CGU. Assim fica fácil...
FABIO FIGUEIREDO
fafig3@terra.com.br
São Paulo
____________

Interesse nacional
Interessante! O ex-candidato republicano derrotado nas últimas eleições presidenciais nos EUA vem ao Brasil vender aviões, atendendo a interesses de seu país. Portanto, acima de qualquer paixão partidária. Não é o que acontece com alguns de nossos políticos: quando na oposição ou derrotados em eleições, simplesmente passam ao ataque gratuito, esquecendo que o Brasil está acima de partidos ou ideologias.
JOSÉ GERALDO SANTANA
acquaartegiana@yahoo.com.br
São Paulo
____________

PESQUISA CIENTÍFICA
Burocracia
Sou completamente solidária ao dr. Stevens Rehen, da UFRJ. É realmente frustrante a burocracia que impede o desenvolvimento da ciência no País. Desde 16 de outubro de 2010 aguardo a liberação de um fragmento de DNA de cana-de-açúcar que foi sintetizado nos EUA por falta de uma empresa que faça esse trabalho no Brasil. A documentação solicitada no processo já foi analisada e liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguarda outra liberação no Ministério da Agricultura desde novembro. Quando esse DNA chegar ao laboratório, não será surpresa se estiver degradado e sem possibilidade de uso. Precisamos de agilidade, pessoal qualificado para avaliar a documentação e o fim da burocracia, para o avanço da pesquisa no Brasil.
HELAINE CARRER, Esalq-USP, Departamento de Ciências Biológicas
hecarrer@esalq.usp.br
Piracicaba
____________
INPI X ANVISA
Patentes de medicamentos
A queda de braço entre o Inpi e a Anvisa, resolvida favoravelmente ao primeiro pela AGU, efetivamente pode representar uma flexibilização no deferimento de patentes de novos medicamentos e o afrouxamento da fiscalização das atividades dos laboratórios. A responsável, porém, é a própria Anvisa, que nos últimos tempos se inclinou a abusar do poder, usurpar funções próprias do Congresso Nacional e desprezar a opinião da sociedade, a exemplo da venda de antibióticos somente mediante receituário controlado e uma via retida e, ainda, da proibição da comercialização de cosméticos naturais. Agora, ao colegiado que a preside com vocação autoritária só resta obedecer.
AMADEU R. GARRIDO DE PAULA
amadeugarridoadv@uol.com.br
São Paulo
____________
SÃO SEBASTIÃO
Reflexos no turismo
Fiquei muito feliz com a reportagem deste domingo (23/1) a respeito das irregularidades em São Sebastião com relação à ocupação do solo (C1 e C3). Achei ótimo o Estado denunciar essas ameaças ao paraíso que é a região. Já nós, simples turistas, só sentimos a presença ameaçadora da prefeitura contra as nossas barracas - que, segundo as autoridades, não podem ficar nas praias sem a presença constante dos proprietários. Para tanto passam funcionários ou prepostos da prefeitura ameaçando e até mesmo tirando as barracas. Provavelmente é por isso que as autoridades não têm tempo nem pessoal para fiscalizar as construções em áreas irregulares.
WALDYR SANCHEZ
waldyrsanchez@terra.com.br
São Paulo
____________

"Será que agora vai?"
CÍCERO SONSIM / NOVA LONDRINA (PR), SOBRE A INTERVENÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NO "MINHA CASA, MINHA VIDA"
c-sonsim@bol.com.br
"Quem a eleição rejeita, o governo ajeita..."
CARLOS JOSE BENATTI / SÃO PAULO, SOBRE OS REPROVADOS PELO POVO NAS URNAS E ACOLHIDOS NOS MINISTÉRIOS
cjbenatti@globo.com
"Afinal, para que serve esse Ministério da Pesca? Será que finalmente o governo vai ensinar o povo a pescar?"
ELAINE NAVARRO / SÃO PAULO, IDEM
elainenavarro.pa@hotmail.com
____________

VOCÊ NO ESTADÃO.COM.BR

TOTAL DE COMENTÁRIOS NO PORTAL: 1.727
TEMA DO DIA
São Paulo, 457: uma cidade, vários mundos
Quais são as qualidades e deficiências, os pontos fortes e fracos da metrópole de tantas facetas?
"Aprendi a gostar de São Paulo. Apesar do trânsito, da violência e de outras coisas mais, a cidade tem muita coisa boa."
SAULO MUNDIM LENZA
"São Paulo pode ser maravilhosa ou abominável. Depende da comparação que fazemos com outras cidades."
CELSO ANTÔNIO
"Imagine se a população não escolhesse políticos tão desonestos, como seria melhor?"
GILMAR DANTAS
____________
 
Cartas enviadas ao fórum dos leitores, selecionadas para o estadão.com.br
CREATIVE COMMONS
A ministra da Cultura agiu corretamente ao retirar qualquer associação entre o MinC e o Creative Commons, uma entidade patrocinada pelos interesses das gigantescas empresas que comandam a internet. Os criadores são os primeiros prejudicados e, como consequência, os cidadãos, pela atuação dessa entidade, que, sob uma falsa bandeira da "defesa" em prol do que denominam "cultura livre", acaba por tentar patrocinar "mudanças" escandalosas no direito autoral, aniquilando os profissionais que produzem cultura.
Antonio Adolfo Maurity Saboia, músico antonioadolfomusic@gmail.com
Rio de Janeiro
____________
ONDE ESTÃO OS ARTISTAS DO RIO?
Gostaria de saber por que as classes artística e intelectual cariocas não mexeram uma palha para ajudar os flagelados da catástrofe na Região Serrana daquele Estado, já que, quando da celeuma sobre os royalties do petróleo, que beneficiam somente uma elite de burocratas fluminenses, fizeram até comício em Copacabana!
Em países civilizados e desenvolvidos culturalmente, quando acontecem situações dramáticas como essas vividas pelos afetados no Rio, é comum ver atores, cantores e artistas em geral se envolverem pessoalmente na arrecadação de fundos financeiros a favor das vítimas. Mas por aqui só interessa mesmo qual será a fantasia para desfilar no Sambódromo.
Sandro Ferreira sandroferreira94@hotmail.com
Ponta Grossa (PR)
____________
DÚVIDA...
Demolições em áreas de risco já começaram. Vão implodir Brasília?
Angelo Antonio Maglio www.rancholarimoveis.com.br
Cotia
____________
A TRAGÉDIA SÃO ELES
De novo, o Rio de Janeiro. Povo sofrido, vítima de seus políticos. O dinheiro que vai para o Rio de Janeiro nunca é suficiente! Royalties de petróleo, verbas federais, ajuda, doações... E não muda nunca. Morrem centenas de pessoas. O governador, de novo, estava em férias. Parece que, para ele, isso é surpresa. Todo ano é surpresa.
O prefeito da capital fluminense diz que dá chineladas em paulistas. Em seguida pede ajuda, pede doações. Nós vamos ajudar, sim. Não vocês. Mas as vítimas de vocês.
Porém, não vemos perspectiva de melhora.
Pobre Rio.
Ubiratan Zaccaro Conesa uzconesa@globo.com
São Paulo
____________
ATITUDE SENSATA
O povo brasileiro, em sua totalidade, espera que nossa presidente tome uma atitude sensata, em se tratando de socorro às vítimas de todas as tragédias que aconteceram e outras que estão acontecendo neste exato momento, em Minas Gerais, Santa Catarina e na tristeza nacional das regiões serranas do Rio De Janeiro. Decisões administrativas e políticas terão de ser tomadas sem constrangimento em mexer com egos e planos mirabolantes dos governantes de plantão: dar um basta agora mesmo, sem pensar duas vezes, em dar seguimento às aventuras de Copa e Olimpíada. Será, sem dúvida, uma decisão nobre e de elevada estatura moral, para com todos os sofredores das catástrofes recentes. O povo brasileiro agradece.
Aloísio Arruda De Lucca aloisiodelucca@yahoo.com.br
Limeira
____________
E FOI REELEITO!
É, sr. Cabral, então a Estação Meteorológica de Petrópolis foi desativada pela "bu(r)rocracia" ou questão de incompetência mesmo? A estação começou a ser instalada em 2006, ficou totalmente pronta em 2009/10 e, pelo que se sabe, não chegou a funcionar, pasmem, "por falta de verba" - o custo para funcionar era de R$ 900 mil por ano (R$ 75 mil mês) -, além da falta de definição de quem haveria de arcar com a despesa, o desgoverno federal ou o estadual. A "indefinição" custou a vida de muita gente (deve passar de mil óbitos), mas apenas para tornar mais grave o absurdo da ingerência dos poderes públicos, em 2010 a arrecadação de tributos federais cresceu 9,85%. Pouco, não? Mas a dívida deixada para a atual presidente foi superior ao dobro da dívida deixada pelo seu antecessor FHC, é preciso informar à exaustão, para que todos saibam. O governador reeleito do Rio era e é "carne e osso" (ou vice-versa) com o último ex-mandatário do País, que é bom que fique longe da mídia, cansou! Enfim, com a catástrofe a Estação Meteorológica de Petrópolis vai funcionar, ao custo de R$ 1,5 milhão anual, um "pequeno" reajuste, semelhante ao reajuste do salário dos parlamentares. Foi a inflação ou o ar que aumentou o preço? Será que foi por isso que o governador reeleito disse que o Instituto Nacional de Meteorologia foi inútil? Há dúvidas de quem foi inútil... É melhor "chorar", sr. Cabral!!!
Luiz Dias lfd.silva@uol.com.br
São Paulo
____________
SONHOS ENTERRADOS
Já é notório que todas as tragédias poderiam ter sido evitadas ou mitigadas se os Poderes Executivos municipais e estaduais estivessem fazendo a sua parte; não incentivando com iluminação, ruas asfaltadas, coleta de lixo, construções irregulares, etc., em áreas sabidamente de risco. Assim, eu pergunto: o que os Ministérios Públicos estadual e federal vão fazer a respeito? É muito simples, responsabilizar legalmente pelas perdas de vida todos os prefeitos e governadores, dos últimos dez anos, que não fizeram os seus deveres constitucionais básicos. Não acredito que o Ministério Público possa e deva se furtar à defesa difusa dos nossos direitos, por simples respeito às vítimas e aos impostos que pagamos.
As ações preventivas são infinitamente mais baratas do que as corretivas, após a instalação das comunidades, que precisam de lugar para morar e sonhar. Nas contas do governo não entram o número de órfãs que estamos gerando e os sonhos que estão sendo também enterrados.
O que temos, acima de tudo, é o efeito da irresponsabilidade do voto pelo voto do ano eleitoral. Sinto vergonha dos governadores e prefeitos das áreas afetadas, não tiveram carinho e respeito pelos munícipes e eleitores.
Márcio Marcelo Pascholati márcio.pascholati@gmail.com
São Paulo
____________
NO LITORAL PAULISTA
Há inúmeras obras ilegais no litoral paulista, num esquema de corrupção e propinas que faz com que não haja fiscalização por parte das prefeituras. Pergunto: o Ministério Público vai se omitir e não fará nada a respeito? Imóveis são construídos de forma ilegal e irregular no litoral e fica tudo por isso mesmo? Se há corrupção nas prefeituras e no sistema de fiscalização, então cabe ao Ministério Público tomar as medidas e providências necessárias tanto para a punição dos responsáveis como para a destruição dos imóveis irregulares.
Renato Khair renatokhair@uol.com.br
São Paulo
____________
ENCHENTE EM SÃO PAULO
Domingo, às 21 horas, as marginais mais uma vez pararam com pontos de alagamento. E eu, que normalmente gasto uma hora para sair da Castelo Branco e ir até Guarulhos levar minha namorada até sua casa, fui obrigado a amargar seis horas de pura indignação dentro de um congestionamento monstro.
Chuvas como a de domingo todo ano tem e estamos cansados de saber disso, mas o problema dos alagamentos, e em particular o deste domingo, que me deixou parado no meio da Marginal do Tietê com o carro desligado, é de solução absolutamente viável, se houvesse respeito pelo cidadão, e seria resolvido até com facilidade.
A ponte da Vila Maria estava intransitável, não porque o rio transbordou, mas sim porque ela tem um rebaixamento de pista para que haja altura de passagem de caminhões; se houvesse um simples sistema de escoamento que não entupisse e tivesse manutenção, ou de bombeamento que não quebrasse, o problema estaria resolvido, pois o rio não transbordou, não, foi pura falta de interesse dos nossos administradores. Aliás , vi apenas duas ou três viaturas da CET em todo o trajeto que fiz e nenhuma polícia para nos garantir segurança parados nas marginais; se a CET tivesse uma bombinha portátil ou baldes e boa vontade, dava até para tirar a água empoçada debaixo das pontes, eu mesmo iria ajudar, pois ficar parado é pior! Bem, soube que, sim, havia a CET nas ruas, mas ela estava multando os motoristas que pegavam a contramão nas marginais para fugir do congestionamento.
Assim, eu tenho uma proposta que acredito ser a mais eficaz: transferir as eleições municipais e estaduais para depois das chuvas.
Mauricio Merzvinskas seurb.dop8@barueri.sp.gov.br
Barueri
____________
DESLIZAMENTOS E SOLUÇÕES
Como se fosse um jogo, o time Deslizamento ganha de goleada das nossas possibilidades de solucioná-los. Como na Copa do Mundo, os outros países também enfrentam os mesmos problemas. Os quais passamos a descrever.
Voltando um pouco na história dos deslizamentos ocorridos, encontramos coisas espetaculares. Houve numerosos escorregamentos já constatados, tais como o do Rio Reno, obrigando-o a cortar uma garganta com aproximadamente 600 metros de altura e 14 quilômetros de comprimento, com cerca de 15 milhões de metros cúbicos de terra.
Mesmo após o aparecimento do homem, os movimentos de terra constituem um dos mais impressionantes e espetaculares fenômenos da natureza. Por exemplo, em 1911, ocorreu em Pamir, na Ásia, um escorregamento com cerca de 3 milhões de metros cúbicos que se precipitou encosta abaixo, formando uma barragem com mais de 700 metros de altura, maior do que as já feitas pelo homem até hoje.
Esses escorregamentos ultrapassam a escala humana. Depois de iniciados, são impossíveis de conter pelas obras de engenharia atuais.
Não obstante, são provocados, frequentemente, pela ação inadvertida do homem. Os escorregamentos impõem desafios em todas as escalas para as construções em encostas. E constituem, assim, problemas dos mais importantes da engenharia civil. A sua análise e o seu combate conduzem às mais importantes investigações técnicas de todos os tempos. Em torno de 1917, a situação havia se tornada crítica nos países mais avançados. Na Alemanha, o rompimento no Canal de Kiel. Na Suécia, o escorregamento da ferrovia federal. Nos Estados Unidos, os desabamentos ocorridos na construção do Canal do Panamá.
Em todos estes casos, foram formadas comissões de trabalho, para organizar um tratamento sistemático do assunto.
No Brasil, várias jornadas de estudos luso-brasileiras e simpósios nos clubes de engenharia trataram do assunto com trabalhos e proteção contra calamidades públicas em que as importâncias dos deslizamentos foram muito enfatizadas.
Em Petrópolis (Rio de Janeiro), os problemas de deslizamentos são os mesmos das outras cidades, porém em outras escalas. Mas as soluções prováveis para cada caso são específicas. Depois de anos de vistorias técnicas nos morros de Petrópolis, podemos constatar que a ocupação desordenada e a necessidade de moradia da população fazem com que cortes em terrenos provoquem deslizamentos, causando destruição e morte. Os mais graves são as construções modificando a drenagem natural da encosta, obstruindo caminhos preferenciais da água já estabilizados pelo tempo.
As intensas chuvas provocam o inchamento do terreno, tornando o solo expansivo, principalmente nos solos de aterro "fofos", provocando deslizamentos. Vários acidentes em Petrópolis apresentam este aspecto.
Muitas vezes esses solos estão em situação precária nas encostas, com pequenas escavações na base, e com o encharcamento pela chuva as nascentes passam a fluir frequentemente, provocando acidentes gravíssimos.
A conscientização da população, através das associações de bairro, torna-se oportuna. Uma ação
preventiva, como tentativa, seria o cadastramento da população obedecendo aos seguintes critérios:
- Perda de vida possível.
- Áreas prováveis de deslizamentos.
- Destruição das vias de tráfego.
- Destruição de propriedades.
- Áreas prováveis de alagamentos
As soluções imediatas, nos locais em que a população se encontra em risco, seriam as obras de contenção, muito caras e demoradas. O fato de haver problemas em vários pontos da cidade todos os dias e a necessidade de corrigi-los me levou a apresentar uma solução simples e de grande valia.
Trata-se de uma planta que está sendo pesquisada nos Estados Unidos, que contém encostas e as transforma em terreno fértil. Esta planta (gramínea), de quase dois metros de altura, é pouco conhecida por nós e poderá ser a solução simples e barata para reduzir o problema dos deslizamentos de terra.
Esta gramínea com nome estranho, Vetiver, que pode ser utilizada como substituta de dispendiosas obras de engenharia civil, foi descoberta pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos.
A planta, encontrada no Pará, está sendo produzida com a finalidade de contenção de encostas pela primeira vez, através do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Já foi testada na Índia, nas Ilhas Fiji e no Caribe. Trata-se de uma planta de crescimento rápido, que, além de conter as encostas, as transforma em terrenos férteis.
O Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos afirma que para segurar o solo basta que o Vetiver seja plantado em fileiras horizontais; sendo assim, a planta cria rapidamente raízes de quase dois metros de profundidade e forma, com sua folhagem, uma parede de contenção da mesma altura.
Ela não só retém, como segura a água, que, ao invés de descer como uma enxurrada, perde velocidade, danificando menos o solo, segundo o estudo intitulado "Vetiver, uma fina linha verde contra a erosão". Os benefícios vão além da retenção da terra. As cidades ganham rios mais limpos, estuários não danificados, mais água e menos sedimentos nos reservatórios, afirma o relatório.
Mãos à Obra.
OBS: Vejam reportagem da Globo no RJTV com o meu trabalho durante todos os dias do ano, orientando as famílias e prevenindo as futuras enchentes e escorregamentos de barreiras na cidade de Petrópolis (na reportagem eu sou o fiscal que orienta a população).
http://www.youtube.com/watch?v=nyoCzk2cCT4
Rui Barbosa, engenheiro civil eng.ruibarbosa@gmail.com
Rio de Janeiro
____________
BANDO DE INCOMPETENTES
Entra ano, sai ano, e as coisas no País vão se repetindo, só se tranca a porta depois de arrombada. Infelizmente, no Brasil é preciso acontecerem acidentes com ares catastróficos para que nossos políticos, quase em sua maioria inoperantes, acordem para a vida. Remediar tragédia já anunciadas, e ainda tratadas sem o afinco necessário, parece ser paradigma governamental. Mas uma vez, depois de inúmeros prejuízos humanos e materiais ainda incalculáveis, os governantes iniciam articulações em prol da equação dos gargalos provocados pelas enxurradas. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por exemplo, acaba de apresentar a primeira de um total de 60 sirenes que deverão ser instaladas em comunidades cariocas com a finalidade de alertar a população contra os riscos de deslizamentos. Embora a iniciativa seja inédita, a questão que fica no ar é: por que uma medida preventiva não foi tomada antes? Precisou que primeiro centenas de famílias perdessem seus entes queridos e todos os seus bens para que algo fosse feito. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, promete construir mais três piscinões no ABC. A iniciativa é louvável, mas parece tardia, não é de hoje que a questão dos "abrigos d’água" é discutida regionalmente. O consórcio mesmo foi e é palco de várias tratativas nesse sentido, mas pouca coisa saiu do papel. Mais uma vez, o que se vê é a tardia atitude do poder público de contornar uma situação que poderia muito bem ter sido evitada caso houvesse controle, até por menor que fosse, em relação às ocupações de áreas que não deveriam ser povoadas. Como se não bastasse, o agora ministro de Ciência e Tecnologia, o "economista" Aloizio Mercadante, reconheceu durante a semana que passou que os governantes anteriores, incluindo o "presidente Lula", não implantaram o sistema nacional de alerta e prevenção de desastres, embora estivesse previsto em decreto publicado em 2005. São todos um bando de irresponsáveis. Como a esperança é intrínseca no povo brasileiro, esperamos que finalmente os governantes deste país tenham aprendido a lição de que só blá-blá-blá não basta para dar um xeque mate nos problemas. É preciso haver a tal da vontade política. Vontade esta que deve vir acompanhada do "prevenir", e não do "remediar". Por enquanto, o que todos nós esperamos são ações que minimizem os problemas de quem perdeu tudo ou quase tudo, menos a esperança e a fé no Criador.
Turíbio Liberatto www.turibioliberatto.nafoto.net
São Caetano do Sul
____________
RESPONSABILIDADES
De quem, de fato, seria a culpa pelo problema crônico de todo começo de ano no Brasil, as enchentes? Interessante é que, mesmo ano após ano, quase não vemos nenhuma mudança do quadro. Apesar das frequentes tragédias de regiões já famigeradas e da multiplicação de corpos decorrentes das fortes e incontroláveis águas, ninguém assume algum tipo de responsabilidade, ninguém.
Assim como acontece com a violência urbana, as enchentes acabaram virando uma espécie de cultura negativa do nosso país, ou seja, tornaram-se fato comum.
Então, pergunto: de quem cobrar, a quem instruir, por onde começar?
Será que cobrar apenas dos governantes seria a saída mais inteligente e eficaz?
É obvio que os políticos são os maiores responsáveis direta e indiretamente por estes completos
desleixos e abandonos sociais. Afinal, alguém só pode construir ou comprar uma casa numa zona de risco de desabamento ou de inundação se não teve uma condição prévia de poder estudar, ter um emprego que proporcionasse melhores condições financeiras, ou seja, ter uma moradia mais digna. Além disso, os políticos devem ser responsabilizados de maneira mais direta, como na questão do recolhimento do lixo urbano, da benfeitoria e manutenção das redes de esgoto e elaboração de uma melhor infraestrutura das cidades, que se mal feitas contribuem, e muito, para o lamentável cenário.
Mas, e a população? Estaria fadada apenas a vítima? Não teríamos também nossa parcela de responsabilidade?
Se neste país a consciência e a cidadania são condições para poucos, não restaria alternativa senão nos cobrarmos a todo instante.
Penso que devemos sempre nos fazer ouvir e valer nossos diretos, mas nossos deveres são tão ou mais importantes em determinados casos.
Filipe Luiz Ribeiro Sousa filipelrsousa@yahoo.com.br
São Carlos
____________
VEDETES DOS TEMPORAIS
Armações metálicas retorcidas e telhas de alumínio amassadas, despencadas no chão, possivelmente obra de serralheiros amadores, servem, com frequência, de cenário para a mídia mostrar danos causados por tempestades acompanhadas de fortes ventos. Coberturas planas de postos de gasolina se transformaram nos seus alvos prediletos, pois basta um chuvisqueiro acompanhado de brisa forte pra tudo vir abaixo.
Sergio S. de Oliveira ssoliveira@netsite.com.br
Monte Santo de Minas (MG)
____________
FATOS CONCRETOS
No lugar de comovidas palavras a respeito da tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro, é hora de encontrar ideias e medidas pontuais para a proteção daquelas áreas de risco. Uma importante ação a ser empreendida é conservar o espaço natural dos rios, incluindo neles o álveo maior ocupado normalmente pela água em caso de cheias, favorecendo a criação de espaços naturais para se dispersar.
Lembrando que a criação de encostas artificiais rígidas determina o aumento da velocidade de descida da água, que, chegando às partes mais planas do vale, não encontra mais um leito capaz de conter a cheia, cujos velocidade e volume devem ser reduzidos progressivamente no percurso entre o topo do morro e o vale. Estas providências, de realização relativamente simples e de curto prazo, não significam a desistência de outras de maior vulto e complexidade, como bacias de expansão, adequação das seções hidráulicas, manutenção dos artefatos, limpeza dos córregos e tantas outras possíveis.
Esperamos que o trágico balanço desta enchente, além de grandiosos projetos, permita e gere ações concretas e imediatas.
Franco Magrini framagr@ig.com.br
Cachoeira Paulista
____________
LULA E A SERRA FLUMINENSE
Vi em toda imprensa que o plano que poderia salvar centenas de vidas das chuvas está atrasado, e já deveria estar em ação, mas por inércia, má vontade ou descaso do governo Lula não saiu do papel e estará pronto somente em 2014.
Uma pergunta que não quer calar: não poderia o presidente Lula ser indiciado por homicídio culposo, no caso dos mais de 700 mortos da serra fluminense?
Eliana Oda, engenheira linaoda@bol.com.br
São Paulo
____________
‘BURROCRACIA’
A matéria publicada na edição do dia 18 de janeiro (C3), intitulada "Ajuda a vítimas esbarra na burocracia", da jornalista Luciana Nunes Leal, abordou com muita propriedade os entraves da "burrocracia" brasileira. Seria bom lembrar como foi a recuperação de Caraguatatuba (SP), após o desastre de 1967 (infelizmente, tínhamos o triste recorde do maior acidente natural em número de vítimas de nosso país).
A ajuda foi quase imediata por causa da agilidade de um radioamador, porém os trabalhos iniciais de busca de sobreviventes foram da própria comunidade. Por causa de Caraguá foi criada a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O fato maior, mais positivo, foi o da solidariedade humana. Foi um exemplo a ser seguido e a que os brasileiros sempre respondem.
Mas a resposta de ação maior veio do poder público estadual, em especial pela agilidade de tomada de ação do governador Abreu Sodré, criando o Escritório de Recuperação de Caraguatatuba (ERC). Neste órgão foram concentrados todos os trabalhos necessários para a pronta recuperação da cidade. O ERC substituiu o Executivo municipal, não preparado e sem idoneidade para realizar os trabalhos necessários, de forma eficaz e contribuindo assim para uma nova Caraguatatuba.
É importante que seja criado um órgão equivalente para possíveis desastres que, infelizmente e com toda a certeza, acontecerão - a natureza não pode ser controlada, no máximo poderemos minimizar suas consequências - , e estarmos preparados para essas ocasiões.
Rodoaldo Graciano Fachini rgfachini@hotmail.com
Caraguatatuba
____________
SEM GOVERNO
Que coisa impressionante! Toda a mobilização para socorrer os desabrigados na Região Serrana do Rio foi feita pela população. Água, alimentos, roupas e remédios foram fornecidos pelos brasileiros solidários e distribuídos, em parte, por gente que se aventurou na lama com jipes e motos. Os ingleses nos enviaram barracas, equipadas e modernas, para que as famílias pudessem se alojar. Do governo federal, só muita conversa mole e tergiversação. Aqui, em Santa Catarina, não foi diferente. Até casas foram construídas com o dinheiro de doações de empresas e pessoas físicas. Estamos mesmo entregues à nossa própria sorte!
Maria Cristina Rocha Azevedo crisrochazevedo@hotmail.com
Florianópolis
____________
EFEMÉRIDE
"Dia da Enchente" ou "Semana Nacional dos Deslizamentos". Até agora, nada oficial. Sobram desgraças, falta patriotismo.
A. Fernandes standyball@hotmail.com
São Paulo
____________
BALÕES DE ENSAIO
Já noticiaram que Lula seria indicado para o Prêmio Nobel da Paz (Irã) e secretário-geral da ONU. Agora, que já tem uma lista para conferências pelo valor de R$ 200 mil cada. Coitado. Falar sobre o quê? Nem de graça!
Francisco Antonio de Oliveira frama@uol.com.br
Campinas
____________
ABOBRINHAS
O boquirroto-mor do planeta vai receber, a partir de março, R$ 200 mil por "palestra" (?).
Pagar esse valor, ou ainda que fosse R$ 1, para "ouvir" um molusco acéfalo grunhir abobrinhas demonstra claramente que o Brasil é um país de tolos.
Renato Otto Ortlepp renatotto@hotmail.com
São Paulo
____________
O "PALESTRANTE"
Estar há mais de 20 dias sem ouvir a voz do "desencarnado" não tem preço, afinal, passei oito anos esperando por isso. Assistir a uma "palestra" delle a partir de março, terá: estima-se que o cachê deva superar R$ 200 mil.
Não ficarei espantada se a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e outras estatais arranjarem buracos na legislação para patrocinarem esses eventos.
Maria Eloiza Rocha Saez m.eloiza@gmail.com
Curitiba
____________
TEMOS DE ESQUECER
Será que chegou o momento de "imortalizar o estadista"? Haja "cachaça", durma-se com esse "barulho". Quem pagará 200 mil, por palestra, para ouvir uma mediocridade ler o que for escrito por outros? Será que o mundo endoidou? Temos de esquecer.
M. Teresa Amaral mteresa0409@estadao.com.br
São Paulo
____________
COITADOS DOS TRADUTORES
Segundo sua "assessoria" paga com dinheiro público, a partir de março o ex-presidente Lula deverá iniciar uma nova fase em sua vida, proferindo palestras aos interessados pela astronômica cifra de R$ 200 mil por evento, além de dedicar-se à criação do Instituto Lula. O primeiro desses eventos será no Senegal, "importantíssimo" país africano onde, naturalmente, Lula se sentirá à vontade, no mesmo nível de seus ouvintes, visto que essa seletíssima plateia muito tem a aprender com o ex-mandatário brasileiro, que nutre pela África um profundo amor e carinho, chegando ao cúmulo de perdoar a maioria das dívidas externas que muitos desses países tinham com o Brasil, destacadas ditaduras com cujo apoio Lula contava em suas pretensões relativas à ONU.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao longo de sua brilhante vida acadêmica e política, recebeu inúmeros títulos de "doutor honoris causa" em várias das grandes universidades dos Estados Unidos, da França, da Inglaterra, da Alemanha, etc. Coisas de Primeiríssimo Mundo, assim como José Serra, que foi professor das mais excelentes universidades americanas. Lula morre de ciúme e inveja de FHC, pois nunca recebeu essas homenagens e nunca as receberá. Por FHC ter sua fundação ligada ao PSDB, Lula igualmente não quer ficar por baixo e planeja também criar o Instituto Lula. FHC é mestre por excelência e reconhecido mundialmente por sua invulgar e invejável vida acadêmica, o mesmo não se pode dizer de Lula, que obviamente escolheu o Senegal para dar início à sua série de palestras. Afinal, o que o Senegal tem a oferecer ao mundo ao receber Lula nesse simpósio?
O que Lula falaria em suas preleções?! Qual a brilhante contribuição que o ex-presidente brasileiro daria ao mundo globalizado com suas palestras?! Quem se habilita a pagar R$ 200 mil para ouvir essa retórica tão importante?! Coitados dos tradutores, dos intérpretes, ao ouvirem Lula falar e terem de fazer a tradução simultânea para as línguas ou para os dialetos tribais dando a exata noção do que significaM palavras como "pobrema", "menas", "pá" e por aÍ vai. Lula não consegue falar frases simples como, por exemplo, "dinheiro para ou pra comer, pra estudar". Ele diria: "dinheiro pá cumê, pá istudá...." Diria sempre: "Istô cunvencidu..." Que sofrimento será para esses pobres intérpretes! Machado de Assis vai se contorcer em seu túmulo!
Naturalmente, podemos esperar que as grandes estatais brasileiras, tão vilmente usadas pelo PT, vão contratar este novo professor Polito. Petrobrás, Banco do Brasil, etc., certamente incluirão entre os estudos "avançados" para seus executivos palestras de Lula, pagas, obviamente, com o suado dinheiro do povo brasileiro. Lula, com maestria, vai ensinar com armar um esquema para arrecadar dinheiro para partidos políticos. Como manter livres no Brasil trambiqueiros, mafiosos e terroristas que para cá fugirem, usurpando decisões de nossa mais alta Corte de Justiça. Como torrar milhões usando cartões corporativos, pagos pelos contribuintes, até em jogos de sinuca. Certamente ensinará como conseguir passaportes diplomáticos privativos de autoridades federais em detrimento da lei. Lula certamente em muito contribuirá com seus ensinamentos sobre como armar uma frente política para atingir o poder unindo-se ao que de pior existe em matéria de ética e moralidade pública. Como conseguir votos em troca de um cartão de benefícios. Vai ensinar teorias fantásticas de como agradar e se unir a antigos desafetos com o intuito da tomada do poder. Lula tem muito a ensinar e discípulos não lhe faltam. É aguardar pra ver, afinal, o que representam R$ 200 mil por palestra?
Iranilson Alves da Silva iranilson.iranilson@bol.com.br
Araçatuba
____________
CESARE BATTISTI
Por ter dado ouvido a assessores esquerdistas retrógrados, Lula não extraditou o Battisti. Não se concebe que o presidente da Itália, os parlamentares italianos e o Parlamento Europeu estejam todos enganados ao cobrarem a extradição do terrorista. É a primeira grande chance que a Dilma tem para brilhar na mídia mundial.
Conrado de Paulo conrado.paulo@uol.com.br
Bragança Paulista
____________
DOLCE VITA
Pelo visto, todo mundo em Brasília já tirou seu passaporte diplomático, menos o Battisti. Este vai acabar morando em São Bernardo.
Luiz Henrique Penchiari luiz.penchiari@hotmail.com
Vinhedo
____________
DIVÃ
Quem pagou o psiquiatra do Battisti, seria por acaso o Suplicy? Até quando vamos ter que engolir essa história?
Esther A. F. Angrisani estherangrisani@terra.com.br
São Paulo
____________
BANDIDO
Ao dizer que derrotá-lo "é derrotar o Lula", Battisti já começa a mostrar suas armas e a atuar como bandido. O Brasil tem de se livrar logo desse sujeito.
Gilberto Dib www.dib.com.br
São Paulo
____________
MALIGNO
Entre tantas heranças malditas que o ex-presidente Lula deixou, o caso Battisti foi mais uma malignidade deixada para o País: no apagar das luzes, no último dia, na última hora, no último minuto, no último segundo do seu governo.
Walter Menezes wm-menezes@uol.com.br
São Roque
____________
A POBRE VÍTIMA DA DIREITA
Battisti tem a petulância de dizer que sua extradição é desejo da direita e que a esquerda afaga sua cabeça sórdida. É possível, em parte, que assim seja. Com isso, o homúnculo sorridente do terrorismo italiano se arroga um prócer das esquerdas do mundo, ao lado de Lenin, Trotsky, Bucharin, Stalin, Brejnev e outros, considerados, pela serenidade da análise histórica, depois de quase um século, meros obcecados pelo poder truculento sob a generosa bandeira da defesa do proletariado universal.
Amadeu Roberto Garrido de Paula amadeugarridoadv@uol.com.br
São Paulo
____________
SOLUÇÃO COM JEITINHO
As autoridades italianas poderiam facilmente resolver a extradição de Battisti, a custo relativamente modesto. Basta dar uma ajuda financeira a Cuba, que está com as finanças estouradas, obtendo, em troca, que a ilha outorgue ao criminoso italiano o diploma de cidadão cubano honorário, solicitando às autoridades brasileiras a sua imediata extradição, a qual seria atendida pelo nosso governo com a mesma presteza com que deportou os atletas cubanos.
Depois, é só pedir aos irmãos Castro a remessa dele para Roma e perdoar a dívida.
Fácil, fácil, e sem desgaste. Um jeitinho brasileiro. O Itamaraty agradeceria.
Nelson Carvalho nscarv@gmail.com
São Paulo
____________
LAZER NA ILHA
Complementando o que disse o cronista do Estadão ( Piza, 23/1, D10): se Battisti fosse cubano, não só a extradição lhe seria dada, como antes já estaria solto na terra dos Castros. Não dizem que as vítimas eram de direita?
Jairo P. Gusman jairogusman@gmail.com
São Paulo
____________
TERRORISTA MESMO
Em seu artigo de 22 de janeiro (a2) intitulado "Terroristas", o ex-ministro Almir Pazzianotto Pinto usa as palavras do tamanho das coisas e não se vale de eufemismos enganosos e desorientadores como "ativista", quando se refere a Cesare Battisti. Concordo com Pazzianotto em gênero, número e grau quando enumera a enormidade de erros que se encerram nesse triste episódio.
Martim Afonso Palma de Haro martim.haro@terra.com.br
Florianópolis
____________
CACCIOLA
No caso Cesare Battisti, o Brasil não fez nada diferente em relação a Salvatore Cacciola. Portanto, a decisão brasileira é soberana e cabe à Itália respeitar.
Rogério Proença Ribeiro roger_fani@hotmail.com
Araras
____________
COMPENSAÇÃO
A prostituta de luxo Nadia Macri, que está fazendo a caveira de Berlusconi relatando à imprensa italiana todos os detalhes da orgia com o primeiro-ministro, disse também que das oito prostitutas presentes à festinha seis eram brasileiras. Conclui-se que, apesar de Lula não ter concedido a extradição do assassino italiano de quinta categoria Cesare Batistti, como Berlusconi queria, temos recheado suas festanças com prostitutas de primeira.
Victor Germano Pereira victorgermano@uol.com.b
São Paulo
____________
IGUAL A LULA
Se Battisti quer viver em paz no Brasil, que fique calado. Não fique se enaltecendo, dando entrevistas ou mesmo sutilmente ameaçando. Sua entrevista a um jornal brasileiro mostra que não pretende ser uma pessoa comum por aqui. Será que a imprensa repetirá o que fez com Ronald Biggs, que o transformou em celebridade? Foi afagado pela imprensa e pela alta sociedade carioca, celebrizando-o como ladrão do trem pagador em Londres. Teve direito até a comemoração pela imprensa pelos 25 anos do roubo. Já vi que caberá a nós, brasileiros, transformar Battisti em persona non grata. Que seja vaiado onde passar. Que seja apontado sempre como o assassino italiano. Não queremos mais um bandido para chamar de nosso. E se não gostar de assassinos é ser de direita, então me considero direitista. Que ele vá viver onde o tratem bem. Venezuela, Cuba, por exemplo! Porque aqui chega. Se Lulla o considera um igual, nós, brasileiros, não!
Beatriz Campos beatriz.campos@uol.com.br
São Paulo
____________
ALMA LAVADA
Quando deparamos com bons artigos ("Terrotistas"), temos a sensação de ter lavado a alma. Do jeito que vão as coisas, a dúvida levantada no final do artigo é perigosa de se tornar certeza (rsrs).
Paula Toledo, paulamaria70@hotmail.com
São Paulo
____________
‘COMPANHEIRO’
O artigo de Almir Pazzianotto é muito importante no momento. Mesmo que o Lula leia, não vai compreender, porque, para ele, antes de 2002 nada de importante aconteceu na História do Brasil. E o "companheiro" Battisti, talvez por força de seu artigo, certamente não passará a ser sustentado pelos contribuintes deste país, devendo retornar para seu País de origem. Só espero que Pazzianotto volte a escrever com assiduidade, pela importância do seu posicionamento, pois pessoas com caráter como ele devemos preservar, e manter contato com os leitores do Estadão.
Lia Junqueira lia.junqueira@hotmail.com
São Paulo
____________
DECISÕES COMPROMETEDORAS
O elucidativo artigo "Terrorista", da lavra do eminente jurista Almir Pazzianotto, deveria ser incontinenti lido pelo ex-presidente Lula e seu ex-ministro da Justiça Tarso Genro. Autores de duas desastradas decisões, frontalmente contrárias ao que reza o Direito Internacional, comprometeram significativamente nossa imagem junto a países que abominam e combatem todas as formas nefastas de terrorismo. Dar abrigo a esse criminoso cruel, através de decisões erroneamente fundamentadas em rasteiras linhas de entulho ideológico ultrapassado, é ignorar por completo os ditames que devem nortear os passos daqueles que, estando no poder, são responsáveis pela imagem do Brasil. Esperamos que a presidente Dilma, em nome do bom senso e da manutenção de nossa harmônica relação com a Itália, ordene, sem hesitar, a extradição desse perigoso facínora.
Francisco Zardetto fzardetto@uol.com.br
São Paulo
____________
DÚVIDA DOS BRASILEIROS
A grande dúvida dos brasileiros de bem é saber se a presidente Dilma Rousseff seguirá a mesma irresponsabilidade e incapacidade do ex-presidente Lula em manter o terrorista sanguinário Cesare Battisti, que matou e mutilou pessoas inocentes por meio covarde e cruel, ou terá luz própria, capacidade e responsabilidade, extraditando esse facínora para cumprir a pena de prisão perpétua imposta pela Justiça italiana. Mantendo esse terrorista no Brasil, será motivo de tristeza e desilusão já neste início de governo.
José Wilson de Lima Costa jwlcosta@bol.com.br
São Paulo
____________
PÁGINA VIRADA
Quanto a Cesare Battisti, existe alguém que vá contrariar a decisão do ex-presidente? Fica por aqui o italiano, e não se discute mais. E mudemos de assunto, pois não?!
José Piacsek Neto bubapiacsek@yahoo.com.br
Avanhandava
____________
‘VOCÊ NO ESTADÃO’
Contrário para o leitor sr. Elísio Hashimoto (Tema do dia, 21/1): acho que o Estado italiano não está barganhando, mas pedindo respeito às leis e aos cidadãos italianos que foram assassinados. E nós, cidadãos não contaminados por ideologias, também estamos consternados a respeito dessa da polêmica decisão do ex-presidente, principalmente pelo desrespeito a decisão da Suprema Corte do Brasil. Porém substituo a palavra barganha por ressentimento. A meu ver, mais parece um revide do ex-presidente ao caso Cacciola, quando o governo italiano negou sua extradição.
José Geraldo Santana acquaartegiana@yahoo.com.br
São Paulo
____________
CADA VEZ
Cada vez que vejo atos obscenos como o do ministro da Defesa, convidar um ex-presidente e sua entourage a passar uns dias num unidade do Exército, com se aquilo fosse dele, e ficar por isso mesmo; cada vez que vejo um presidente deixar que o vagabundo Zelaya e sua gangue ocupem nossa embaixada por quase três meses, como em Honduras; cada vez que vejo decisões como negar pedido de extradição de homicida condenado; cada vez que vejo atos impensáveis como uma inútil primeira-dama do Brasil requerer cidadania estrangeira para os filhos "para garantir o futuro deles"; cada vez que vejo o Itamaraty conceder passaporte diplomático a familiares do presidente; cada vez que vejo um sistema como o Enem destroçado, cada vez que vejo pessoas morrendo sem que lhes tenha sido pago o precatório que lhes é devido; não tenho como evitar ter o pensamento invadido pelas palavras de Geraldo Vandré em "Pra não dizer que não falei das flores", de 1968, só que agora em situação contrária: "Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer", Está mais que na hora de moralizar a Nação brasileira, de zerar o hodômetro. Para bom entendedor meia palavra basta.
Bob Sharp bobsharp@uol.com.br
São Paulo
____________
AS FARC E O ROUBO DE URÂNIO NO BRASIL
Assim como a Colômbia se tornou mundialmente conhecida como um país exportador de cocaína, o Brasil está em via de ser envolvido numa perigosa intriga internacional, por conta da exportação de urânio brasileiro que estaria sendo ilegalmente feita pelas Farc para o Irã. O fato é que, assim como alguns antigos governantes da Colômbia preferiam fazer "cara de paisagem" para o crescimento da produção de folhas de coca e sua transformação no "ouro branco", num esquema que fez a fortuna de tantos chefões do tráfico, líderes da guerrilha e políticos locais, o Brasil, com igual nível de omissão e irresponsabilidade, está "fingindo não ver" que as Farc exploram algumas de nossas jazidas de urânio, na Região Amazônica, para, através de exportações ilegais, abastecer o programa nuclear iraniano. Com o dinheiro obtido nessa "operação", as Farc obtêm fundos para financiar outras atividade ilícitas, a exemplo da aquisição de armas, a indústria dos sequestros e até mesmo doações financeiras, por baixo dos panos, para campanhas eleitorais de candidatos filiados a partidos parceiros, ação que ocorre em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. A verdade é que, enquanto essa sórdida tramoia vem sendo praticada, a única posição tomada pelo governo petista é afirmar que não sabe de nada, o que, convenhamos, em se tratando de nazipetralhas, não é novidade, pois se esses pulhas têm o descaramento de dizer que não sabem de maracutaias ocorridas no seu "núcleo administrativo", seria ingenuidade acreditar que admitissem saber do contumaz roubo do urânio brasileiro.
Júlio Ferreira www.ex-vermelho.blogspot.com
Recife
____________
EXÉRCITO E FURTO
Segundo pesquisas, o Exército é a instituição mais respeitada pelos brasileiros. Aqueles, como eu, que não queriam ver nossos soldados envolvidos com criminosos, assassinos e principalmente traficantes, pela grande oportunidade de contaminação, acabaram, tristemente, por saber que um oficial foi denunciado, por sua própria tropa, pelo furto de um aparelho de ar-condicionado no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Para mim, é mais um sintoma da moléstia que vem corroendo toda a sociedade brasileira: não há mais limites para o ilícito, pois o exemplo vem de cima. A Justiça Militar tem de indiciar e punir com a exoneração sumária esse oficial, travestido de meliante. Lamentável!
Eduardo Augusto de Campos Pires eacpires@terra.com.br
São Paulo
____________
PARTIDOS OU QUADRILHAS?
A Funasa é vista por todos como um "covil" de ladrões. Daí ser compreensível que PT e PMDB disputem o controle dessa fundação, querem ter "acesso" mais fácil ao dinheiro público. Em vez de brigar pelo controle do órgão, os membros "honestos" desses partidos, se ainda existirem, deveriam "endurecer" a questão, afastar os corruptos, investigar e pôr em ordem a fundação, sem contar com a ajuda da CGU, que não virá. Esse trabalho deveria incluir um notável membro do PT, a presidente Dilma, que se comprometeu com a honestidade na coisa pública. Mas honestos nesses partidos são seres em extinção!
Fabio Figueiredo fafig3@terra.com.br
São Paulo