GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Janaína, do ‘BBB 11’, sofre fobia de palhaço

 

Daniel vestido de palhaço


No último sábado, participantes do Big Brother Brasil 11 se surpreenderam com um ataque de pânico da passista Janaina, ao ver o colega de confinamento Daniel vestido de palhaço. A mulata sentiu falta de ar, chorou e só se acalmou quando ele tirou a fantasia. O medo incontrolável de palhaço é chamado de coulrofobia e é considerado uma doença.
Pessoas que sofrem algum tipo de fobia sentem-se, diante do objeto de medo, completamente sem domínio da situação. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, é como se o doente estivesse tendo um pesadelo.
— Os sintomas são a falta de ar, taquicardia, mãos frias e arroxeadas, sudorese e um medo incontrolável. A pessoa pensa que vai morrer ou até enlouquecer — explica o psiquiatra.

Tratamento específico



Para tratar a fobia de palhaço é necessário um acompanhamento de um psiquiatra e o uso de remédios.
— É importante alertar que não é uma frescura, é uma doença e que precisa ser tratada como tal — explica o médico Antônio Geraldo.
No BBB, alguns participantes tentaram forçar o contato de Janaina com o palhaço, na tentativa de fazer com que ela superasse o medo. O especialista, no entanto, alerta que a atitude poderia ter causado um estresse pós-traumático.
— O medo é muito sério. Imagina se ela está dirigindo e se depara com um palhaço fazendo arte e pedindo dinheiro na rua. O que poderia acontecer? A pessoa sente um pavor, um terror e um desespero — explica.
Outro alerta feito pelo médico é em relação as crianças.
— Muitas têm medo, mas a fobia é diferente.

Nenhum comentário: